Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Privacidade tem limite?

Há cerca de três semanas, a estudante holandesa, de design, Laura Cornet, apresentou durante a Dutch Design Week, o projeto New Born Fame, seu trabalho de conclusão de curso da graduação na área de design.  Atenta às redes sociais e verificando que cresce o número de publicações de fotos de bebês, Cornet resolveu projetar brinquedos que, na verdade, funcionam como câmeras digitais conectadas à rede wi-fi. Quando o bebê levanta a mão ou faz um movimento mais brusco, a câmera dispara e faz uma foto ou um pequeno vídeo da criança. O resultado é compartilhado nas redes sociais automaticamente, incluindo uma legenda criada de forma aleatória.

Ao contrário do que se pensa, Cornet, ao criar o projeto, queria, na verdade, questionar a atuação dos pais que postam toda e qualquer foto de seus filhos. E não estimular a prática. “É estranho estar envolvido na vida de alguém que nem sequer sabe que eu já vi de tudo em sua vida”, disse em entrevista à CNN.

Em sua página na web, Cornet disse que a polêmica causada com o seu projeto é bem interessante, uma vez que questiona o limite ético, digamos assim, da sua proposta quando, na prática, o que mais se vê nas redes são fotos e mais fotos de bebês. “É interessante observar as reações das pessoas que só leram o meu projeto superficialmente, mas é, ao mesmo tempo, gratificante ver também muitas pessoas interessadas e curiosas. Tenho recebido vários questionamentos sobre o processo de criação, que, é claro, é algo que não pretendo compartilhar”, brinca.

Caso venha a ser comercializado pelo mercado, Cornet avisa que o modelo não permitirá o compartilhamento automático das imagens e deverá mandar as fotos diretamente para os smartphones dos pais.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar