Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Direitos da infância

Por Ana Luísa Vieira

No livro “Vida, o Filme – Como o Entretenimento Conquistou a Realidade”, o autor Neal Gabler ressalta que, além de levar emoção à rotina, os filmes “nos prestam também um serviço psicológico inestimável”. Afinal, diz ele, “sejam quais forem as dores, não deveríamos querer afastar o sofrimento, as perdas e o desespero, mesmo que isso fosse possível. Precisamos deles para enrijecer, para que estejamos totalmente vivos e nos sintamos como tal”.

Retratar difíceis realidades, valorizar as diferenças e sensibilizar o público estão justamente entre os objetivos da Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. O evento chega à 9ª edição nesta segunda-feira (3) e segue em cartaz até 20 de dezembro em todas as capitais brasileiras, com entrada gratuita. Entre janeiro e março de 2015, os 41 filmes serão exibidos em mil pontos culturais do interior do país. A Mostra é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

A pedido do Promenino, os curadores fizeram uma seleção de 10 filmes que tratam dos direitos das crianças e dos adolescentes, sob os olhares de diretores de diferentes países. Sete deles compõem o guia deste ano – os outros três foram exibidos na Mostra de 2013.

Confira:

1 – 6 Cups of Chai – Laila Khan (Índia, 2014, 7′)
O menino Dharavi trabalha como vendedor de chá e mora na favela mais pobre de Mumbai, na Índia. Ele alimenta um simples desejo: ir à escola como as outras crianças.

2 – Growing – Tariq Rimawi (Jordânia, 2013, 5′)
Animação sobre uma criança que brinca com arma de brinquedo e cresce junto com ela.

3 – Hoje Eu Quero Voltar Sozinho – Daniel Ribeiro (Brasil, 2014, 95′)
Leonardo, um adolescente cego, tem de lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel chega à cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

4 – Meu Amigo Nietzsche – Fáuston da Silva (Brasil, 2013, 15’)
Filmado na periferia de Brasília, traz a história do garoto Lucas, que encontra no lixão um livro de Nietzsche. A obra faz a vida dele mudar.

5 – Requília – Renata Diniz (Brasil, 2013, 15’53”)
Um garoto de 7 anos se afeiçoa por um homem em situação de rua. O curta-metragem traz a história dessa amizade inesperada entre personagens de diferentes gerações e classes sociais.

6 – Sanã – Marcos Pimentel (Brasil, 2013, 18′)
No interior do estado do Maranhão, as buscas de um menino pela imensidão da paisagem.

7 – Sophia – Kennel Rógis (Brasil, 2013, 15′)
No intuito de entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, vive uma sucessão de experiências. Uma história de amor cercada de poesia visual e delicada trilha sonora.

8 – Quando a Casa é a Rua – Thereza Jessouroun (Brasil, 2012, 35’) *
O que leva crianças e jovens a viver na rua? O documentário procura responder a essa pergunta com depoimentos e imagens cotidianas de jovens que cresceram nas ruas da Cidade do México e do Rio de Janeiro.

9 – Leve-me Pra Sair – Zé Agripino (Coletivo Lumika) (Brasil, 2012, 19’) *
Retrata um grupo de adolescentes gays da cidade de São Paulo e suas visões de mundo.

10 – O Prisioneiro – Martin Deus, Omar Zambrano e Juan Chappa (Venezuela, 2012, 24’) *
Um grupo de escoteiros participa de um jogo de estratégia nas montanhas, quando dois integrantes de uma das equipes decidem aprisionar um adversário.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar