Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Você e seu corpo

Afinal, o que é um corpo perfeito?

Por Marcus Tavares

Dois vídeos estão sendo divulgados pelas redes sociais nas últimas semanas. O primeiro é do animador francês Frederic Doazan. Chama-se Supervenus. O curta traz um desenho anatômico feminino que passa por uma cirurgia plástica. A modelo sofre toda sorte de cirurgias. Coloca botox, faz lipoaspiração, tira uma parte das costelas e se transforma em uma mulher loira de cabelos lisos e compridos. Os procedimentos não param por aí e são contínuos. Mas, em um dado momento, as mudanças não são positivas. O vídeo é duro e, ao mesmo tempo, assustador, à medida que mostra as consequências de uma corrida, insensata, pela beleza.

 

O segundo foi criado pelo Jubilee Project, um grupo formado por jovens asiáticos, que moram nos EUA, e resolveu fazer vídeos por uma boa causa. “Queremos inspirar as pessoas”, destaca o projeto. Um dos últimos vídeos chama-se Comfortable: 50 People 1 Question. O filme reúne adultos e crianças. Todos são convidados a responder a uma única questão: se você pudesse mudar algo em seu corpo, o que você mudaria.

Pergunta simples para os adultos entrevistados: a testa, as orelhas, a altura, a pele, as estrias, os olhos. Mas, a princípio, complicada para as crianças. O que mudariam? Pensaram e saíram com essas pérolas: uma cauda de sereia, uma boca de tubarão, orelhas pontiagudas, pernas de guepardo para correr rápido e assas. Segundo as crianças, elas estavam satisfeitas com o corpo e só. O vídeo termina com a seguinte indagação: quando foi a última vez que você esteve confortável consigo mesmo?

Ambos os vídeos são excelentes para refletir sobre a busca desenfreada pelo padrão de beleza imposto em nossa sociedade, mas especificamente pelo padrão cultivado e incentivado pela mídia e seus complementos, como publicidade e propaganda.

Chamar a atenção de jovens e adultos, principalmente do sexo feminino, se torna cada vez mais urgente. A International Society of Aesthetic Plastic Surgery divulgou um relatório com números sobre cirurgia plástica ao redor do mundo em 2013. Ao todo foram 23 milhões de cirurgias plásticas no ano passado. O Brasil ocupa posição de destaque no levantamento: o país foi o que mais realizou procedimentos cirúrgicos, ficando à frente dos EUA O país da América do Norte, no entanto, ainda lidera quando o volume total de cirurgias plásticas – cirúrgicas e não cirúrgicas – são considerados.

De acordo com o estudo, as cirurgias mais realizadas no Brasil foram lipoaspiração e colocação de próteses mamárias. O país também é líder quando o assunto é rinoplastia e abdominoplastia. Entre os procedimentos estéticos o destaque é a aplicação da toxina botulínica. O volume é o segundo maior do mundo, com 308.185 procedimentos realizados.

As mulheres representam 87,2% das pessoas que fizeram cirurgia plástica, num total de mais de 20 milhões. Na lista de mais populares estão: mamoplastia de aumento, lipoaspiração, blefaroplastia, lipoescultura e lifting de mama. Os homens representam 12,8% do total de pacientes de cirurgia plástica, num total de mais de três milhões. Os procedimentos mais procurados foram: rinoplastia, ginecomastia, blefaroplastia, lipoaspiração e otoplastia (cirurgia de orelhas).

Fica aqui a reflexão.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar