Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Educação midiática: cursos gratuitos com inscrições abertas até o dia 18 de julho

Objetivo é contribuir com a competência Cultura digital da BNCC.

Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento profissional de professores e de demais profissionais da educação em relação à competência Cultura Digital da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República (PR) lançaram, em junho, novos cursos para a Coletânea Educação Midiática, em parceria com diversas organizações da sociedade civil. Os interessados podem se inscrever até 18 de julho, pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec)

Cultura Digital — Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

A Coletânea Educação Midiática, disponível gratuitamente no Avamec, é composta por uma série de cursos autoinstrucionais, desenvolvidos por organizações da sociedade civil parceiras da Secom. Tais formações abordam temas centrais da educação midiática, incluindo cidadania digital, segurança on-line, proteção de crianças e adolescentes, combate à desinformação, promoção dos direitos humanos e fortalecimento da democracia. 

Os cursos disponíveis são: 

Atividades Complementares de Educação Midiática (Redes Cordiais) 

Cidadão Digital (Safernet Brasil) 

Educação Midiática para Adolescentes e Jovens (Safernet Brasil) 

Educação Midiática na Prática (Instituto Palavra Aberta) 

Educando para Boas Escolhas Online (Safernet Brasil) 

Fake Dói: investigue a desinformação (Instituto Vero) 

Guia sobre proteção de crianças e adolescentes no uso de tecnologias nas escolas (Intervozes) 

Além disso, o MEC lançou, em parceria com a Embaixada Britânica, o curso Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula, também desenvolvido pela Safernet Brasil. 

As formações estão disponíveis na plataforma Avamec e podem ser acessadas por todos, a partir do login e da senha individual do gov.br. Em seguida, no campo de busca, basta inserir “Educação Midiática” e escolher uma das formações. As primeiras turmas ficarão abertas por tempo limitado. Ao final do curso, os concluintes receberão certificado validado pelas organizações propositoras. 

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags