Conheça a Turma do Planeta

Essa é uma galera muito divertida. Eles são músicos e tocam bem pra caramba. Estudam na mesma escola, a E.M. P.A.Z – Escola Municipal Planeta de A a Z. Mas o que eles mais gostam é de ensaiar e tocar na Floresta do Beija-Flor Azul. É lá que começam as suas mais incríveis aventuras.

PERSONAGENS DA TURMA
1/15 vídeos
Turma do Planeta - Apresentação da Turma
Turma do Planeta - Apresentação da Turma
02:32
Turma do Planeta - Tilia
Turma do Planeta - Tilia
21
Turma do Planeta - Apresentação da Turma
Turma do Planeta - Apresentação da Turma
02:32
Turma do Planeta - Bia
Turma do Planeta - Bia
28
Turma do Planeta - Binga
Turma do Planeta - Binga
24
Turma do Planeta - Gasper
Turma do Planeta - Gasper
29
Turma do Planeta - Gui
Turma do Planeta - Gui
33
Turma do Planeta - Hebe
Turma do Planeta - Hebe
35
Turma do Planeta - Jequetibá
Turma do Planeta - Jequetibá
32
Turma do Planeta - King Fábio
Turma do Planeta - King Fábio
19
Turma do Planeta - Leopoldo
Turma do Planeta - Leopoldo
32
Turma do Planeta - Paulão
Turma do Planeta - Paulão
27
Turma do Planeta - Pedro
Turma do Planeta - Pedro
22
Turma do Planeta - Petica
Turma do Planeta - Petica
19
Turma do Planeta - Silvia
Turma do Planeta - Silvia
19

Nossa História

A Turma do Planeta é uma brincadeira educativa! Oito crianças, seis animais e uma árvore chamada Jequitibá. Aparecem em livros, sites e jogos para ensinar coisas importantes de uma forma divertida. Falam sobre meio ambiente, educação ambiental, matemática, história, ciências, geografia e artes. Também ensinam sobre como ser uma boa pessoa e bom cidadão. Mostram como as pessoas de diferentes culturas podem viver juntas em harmonia. Usam música, arte, literatura e tecnologia para aprender, e mostram que o conhecimento vem de diferentes lugares e que é importante ser curioso e gostar da natureza.

Contamos com o apoio de Ziraldo, um dos maiores cartunistas do Brasil

Play Video

Livros

Conheça os livros da Turma do Planeta

A coleção de livros da Turma do Planeta, além de divertir, foi pensada para inspirar mestres e estudantes. Em especial, os das escolas que estão participando do programa Esse Rio É Meu, que está levando milhares de crianças e jovens a recuperar o rio que está mais próximo de sua escola.

Capa Como tudo começou

Como tudo começou

Como tudo começou é a primeira aventura inesquecível da Turma do Planeta – uma galera superlegal e muito animada que tem uma coisa em comum: a paixão pela música. Na primeira semana das férias de julho, tudo que eles querem é descobrir como tocar o didgeridoo – um instrumento de sopro muito longo, uma espécie de tubo de madeira. Mas, para isso, eles precisam se aventurar fora da cidade e descobrem o mundo mágico da Floresta do Beija-Flor Azul, onde aprendem a viajar no tempo através da música. "Aos poucos, todos foram se encaixando na música e descobrindo novas linguagens, sem sair do ritmo. Outros sons se incorporavam: a cachoeira, os pássaros, os insetos, os batráquios, os mamíferos, cada um com seu registro, seu instrumento natural."

Capa enigma do Trocano

Enigma do trocano

Este livro de Silvana Gontijo vai encantar pela música, mostrando as transformações que ela pode gerar e a potência dessa arte na construção da diversidade e da amizade.

O Enigma do Trocano conta mais uma aventura inesquecível da Turma do Planeta – uma galera superlegal e animada que tem uma coisa em comum: a paixão pela música.

Zeca, em comemoração à sua excelente matéria no Jornal do Planeta, ganha de presente um trocano e, para aprender a tocar o instrumento em um lugar tranquilo, vai à Floresta do Beija-Flor Azul com seus amigos. Nesse vale mágico, eles fazem uma viagem no tempo que muda tudo que eles pensavam saber sobre os povos originários do Brasil e sobre como sentir os sons.

"Foi mágico! São vários sons, cada um com um significado. Aos poucos fui sentindo que o trocano fazia parte do meu corpo. Ele e eu, eu e ele; éramos uma coisa só e estávamos vibrando na mesma frequência poderosíssima."

Capa Sonhando acordado

Sonhando acordado

Depois de viajar no tempo para desvendar o enigma do trocano, a Turma do Planeta resolve investigar mais sobre o passado do rio Carioca, abrigado pela Floresta do Beija-Flor Azul. Como o rio, que era tão limpo, ficou tão poluído? Influenciados pela lenda contada por cacique Moabaetê, passada de pai para filho há mais de mil anos, eles voltam no tempo através da música outra vez e veem, de perto, como os portugueses não foram bons para os indígenas brasileiros, que tiveram de abandonar suas terras, nem para as nossas riquezas naturais, que, aos poucos, foram devastadas.

"O sol começava a nascer, colorindo o dia e deixando à mostra o rio Carioca, que ali era sujo e malcheiroso. Uma tristeza. Moabaetê estava desolado. Por que destruir o que é nosso? Não é o rio que nos dá água e nos garante a vida? Ele não se conteve e tocou sua flauta como um lamento. Era o rio chorando e pedindo socorro."

Ebook Agitando a galera-1

Agitando a galera

Após uma intensa tempestade, a Turma do Planeta sai às ruas e encontra muitos estragos: lixo por todo lado, animais feridos, bueiros entupidos e o rio Carioca completamente coberto por sacos plásticos e garrafas PET. Preocupados com o desequilíbrio ambiental provocado pela poluição, eles começam uma força-tarefa para recuperar o curso d’água utilizando todos os recursos disponíveis a fim de informar e sensibilizar a comunidade sobre os perigos da degradação do meio ambiente e a importância de preservá-lo.

“Uma coisa era certa: todos tinham o desejo de salvar o rio Carioca. Não faltava vontade, e era evidente que precisavam de muita ajuda. Não seria uma tarefa simples.”

CAPA_nasaguasdotempo_211123

Nas águas do tempo

Com o movimento “Carioca, o rio do Rio”, a Turma do Planeta conquista um grande feito: eles são convidados para a roda de conversa do programa de Palé Rezende, uma youtuber e apresentadora com grande visibilidade no país. No entanto, ao se depararem com perguntas desafiadoras do público, eles percebem que ainda têm muito a aprender. Determinados a fornecer respostas completas e embasadas, os amigos decidem embarcar em uma nova aventura para desvendar os mistérios por trás da poluição do rio, permitindo que a história dele seja contada para conscientizar a todos sobre a sua importância na manutenção da natureza e de todas as formas de vida que dele dependem.

“Palé sabia que, para manter o interesse de seus seguidores, a maioria jovem, era preciso estar antenada com as tendências ou, como ela dizia, com os top trends. E certamente a Turma do Planeta com o seu movimento para salvar o rio Carioca estava agitando e encantando a galera.”

CAPA_Umrioquecanta_150923

Um rio que canta e encanta

Um rio que canta e encanta é o último volume das inesquecíveis aventuras da Turma do Planeta. Nessa nova jornada, os jovens se veem correndo contra o tempo para interromper a poluição que ameaça o rio Carioca. No entanto uma nova tempestade assola a cidade e traz com ela uma perigosa enchente, que provoca deslizamentos e inundações, deixando um rastro de devastação. Em meio ao caos, a Turma escuta o rio, que clama por ajuda. Utilizando diversos recursos, especialmente a música, eles dão voz a essa maravilha da natureza. Com determinação inabalável, eles precisam unir todas as suas forças e buscar soluções para recuperá-lo e protegê-lo.

Nessa batalha pela preservação do rio, a Turma do Planeta aprende a importância da união, da resiliência e da busca por soluções sustentáveis. Enfrentando obstáculos aparentemente intransponíveis, eles descobrem que a força da amizade e o poder da ação coletiva podem superar qualquer desafio.

“O rio também é música. Marulha, gorgoleja, cascateia, jorra e até esguicha, mas na sua parte mais funda, lá, sim, é silêncio. E quando a gente vai subindo para a superfície, já começa a ouvir sua falação. Ele passa falando e fala passando. Mas em cada lugar sua fala é diferente.”

A coleção de livros da Turma do Planeta, além de divertir, foi pensada para inspirar mestres e estudantes. Em especial, os das escolas que estão participando do programa Esse Rio É Meu, que está levando milhares de crianças e jovens a recuperar o rio que está mais próximo de sua escola.