Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Por Dentro dos Meios: segunda turma no Rio

  

Por Marcus Tavares

Mais capacitados e próximos da realidade de seus alunos. Pelo menos, é a sensação dos 96 professores da rede municipal do Rio de Janeiro que concluíram o curso virtual Por dentro dos Meios, oferecido pela Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio (MultiRio) em parceria com o planetapontocom. A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu nesta segunda-feira, dia 20, no Centro de Referência da Educação Pública, no Centro do Rio.

“Foi uma oportunidade de me aproximar mais do dia a dia dos meus alunos, que já vivem e conhecem todo este mundo tecnológico. Uma boa e grata oportunidade”, afirmou a professora de Educação Física, Jeniffer Carvalho, da Escola Municipal Pioneiras Sociais XII, localizada na Penha.

Jeniffer desenvolveu com seus alunos do 3º ano do 1º Ciclo um projeto de análise do impacto da mídia sobre a estética do corpo humano. Refletindo sobre o tema a partir das capas e fotos de revistas, a professora e seus estudantes discutiram sobre o que é ser bonito e feio no mundo de hoje e o que é ser saudável. “Foi uma experiência bem bacana que acabou chamando e envolvendo toda a escola. Realizamos pesquisas, encontros e palestras”, comemorou.

Colega de profissão, o também professor de Educação Física, Francisco Carlos Diamantino, resolveu desenvolver uma rádio comunitária com os estudantes do 9º ano da Escola Municipal Rio Grande do Sul, localizada em Engenho de Dentro. “Na prática, o projeto ampliou e deu voz ao trabalho de corpo que já desenvolvemos nas aulas. Demos voz ao nosso corpo. E foi muito legal proporcionar isso a eles. Mexeu com a auto-estima”, destacou.

O mesmo aconteceu com os alunos da professora Patricia Darci Pereira. Ela usou os jornais para trabalhar leitura, escrita e reflexão com os estudantes do 1º ano. Patricia trabalhou os diferentes textos do jornal, bem como a função social do texto. “Foi uma experiência rica tanto para mim quanto para os alunos. Acho que eles se reencontraram como comunidade”, explicou a professora, que leciona na Escola Municipal Jornalista Brito Broca, que fica na Favela da Formiga, na Tijuca.

Segundo a presidente da Multirio, Cleide Ramos, o curso Por Dentro dos Meios proporciona aos professores a aplicação de atividades midiaeducativas no dia a dia da sala de aula, tornando o ensino mais criativo e exitoso, em consonância com os respectivos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas.

Representando a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, a subsecretária de Educação do Rio, professora Helena Bomeny, ratificou a importância de os professores estarem antenados com o século XXI. “Com certeza, o curso não foi fácil. Mas, vocês estão altamente qualificados”, destacou.

Qualificação que não se encerra com o curso ou com o projeto desenvolvido. Para Silvana Gontijo, presidente do planetapontocom, é a hora de os professores que concluíram o curso serem multiplicadores da proposta em suas respectivas escolas.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar