Aquele trabalhador que não faz o que se pede e que só faz o que se pede está com os dias contados. Não conseguirá espaço nem destaque no mercado de trabalho. “É preciso ousadia”, explica Mauro Martinez, Gerente de Comunicação e Segurança de Informações da Petrobras, em palestra, no dia 28 de setembro, na Semana de Comunicação Social do Centro de Estudos de Pessoal Forte Duque de Caxias, no Rio.
Segundo Mauro, o mundo em constante transformação exige que as pessoas sejam cada vez mais interessadas e não mais interessantes. Ele afirma que aquele que estiver sempre interessado, investindo em sua carreira, será o profissional de amanhã. E que as empresas devem rever o seu posicionamento frente aos consumidores. O problema que se enfrenta hoje é o de sempre: comunicação.
No mundo da web 2.0 e colaborativa, Mauro avisa que as empresas devem estreitar seus relacionamentos com os clientes. Não é possível mais estabelecer uma comunicação unilateral. É preciso haver trocas, compreender o que os consumidores entenderam e como entenderam as mensagens enviadas. “Só desta forma é que as pessoas se sentirão engajadas, orgulhosas e participantes”.
Para Mauro, neste jogo do século XXI, ou ganhamos como equipe ou perdemos como indivíduos. Podemos estar sozinhos, mas todos conectados. Segundo ele, o trabalho cada vez mais será pensado de forma colaborativa. E neste sentido, ele crítica a escola que ainda ensina e avalia, na maioria das vezes, individualmente.