Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Estudo revela o que o brasileiro faz com a tecnologia

A Nokia , em parceria com o instituto TNS, acaba de realizar uma pesquisa que revela detalhes de como o brasileiro lida com o mundo da tecnologia no relacionamento, no esporte, no entretenimento, na carreira e na informação. Mais importante que a tecnologia é o que você faz com ela é o nome e o mote do estudo, apresentado no início deste mês, em São Paulo.

“Trabalhamos o tempo todo para lançar produtos e serviços inovadores. Porém, mais que a tecnologia, estamos interessados em refletir sobre qual o uso que o consumidor pode realmente fazer dela. Por isso, fomos a campo para entender a relação do brasileiro com celulares, internet, downloads, serviços de fotos e vídeos e até aspectos mais complexos, como a relação do público e do privado na era das redes sociais”, afirma Gabriela Portugal Bendzius, diretora de marketing da Nokia no Brasil. A pesquisa traz resultados surpreendentes, inquietantes e até engraçados.

O estudo ouviu 601 homens e mulheres com acesso à internet, acima de 16 anos, de todas as classes sociais, em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Recife e buscou retratar aspectos diversos da vida relacionados aos novos gadgets.

Alguns dados:

– Esporte
Para 94% dos brasileiros, a tecnologia pode evitar erros no esporte, como ponto eletrônico e chip na bola. 95% acreditam que a tecnologia deveria ser usada por juízes no esporte para evitar injustiças. Mas 39% dos espectadores temem que o uso excessivo possa atrapalhar o andamento das partidas e deixá-las cheias de interrupções.

– Relacionamento
Cera de 15% dos brasileiros afirmam já terem levado um fora pelo celular. 66% dos brasileiros acreditam que dar intimidade para alguém online pode ser considerado traição. 34% dos entrevistados dizem que a internet ou o celular já prejudicaram o relacionamento de alguma forma. Mas a tecnologia também pode ajudar na superação do fim: para 35% dos entrevistados, quem leva um fora usa as redes para mostrar que está feliz. Em busca de um novo par, 63% dos entrevistados usam a tecnologia para tentar conquistar alguém, mas só 7% acham que dá pra conhecer bem uma pessoa só pela internet. 18% acreditam em namoro à distância. 26% já declaram amor publicamente na web.

– Entretenimento
Artistas são os mais prejudicados pelo download ilegal de música, para 60% dos brasileiros. De acordo com a pesquisa, 83% dos entrevistados afirmam ouvir música no celular. Mais da metade dos brasileiros que tem acesso à internet (56%) são totalmente a favor de downloads de músicas e filmes e 82% acreditam que o download ilegal só é feito porque as distribuidoras cobram muito alto pelo conteúdo. Para 41% dos entrevistados, o excesso de conteúdo na web atrapalha a encontrar o que se deseja escutar ou assistir. No campo dos direitos autorais, 50% dos entrevistados declaram que o download de filmes e músicas gratuitos na internet é crime, porém, 92% avisam que não denunciariam alguém por isso.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar