Biblioteca nas escolas: agora é lei

Todas as instituições de ensino do país, sejam públicas ou privadas, têm, a partir de agora, que possuir uma biblioteca. E não é só isso: cada biblioteca deve ter, no mínimo, um título para cada aluno matriculado. O projeto de lei 12.244, de autoria do senador Cristovam Buarque, foi sancionado no último dia 25, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o texto, as bibliotecas também devem contar com “coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura”. O prazo máximo para a instalação dessas bibliotecas é de dez anos.

Para o pesquisador do Instituto Pró-Livro, Galeno Amorim, “a biblioteca tem um papel extraordinário no desenvolvimento e na formação de leitores. Não existe um único país do mundo que tenha conseguido chegar à condição de desenvolvido sem ter antes resolvido o seu problema de acesso à educação e aos livros”.

Dados do Ministério da Cultura apontam que cerca de 300 cidades do país ainda não têm qualquer tipo de biblioteca, seja municipal ou em escolas públicas.

Categorias

Arquivos

Tags