Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Exame do MEC quer avaliar futuros docentes

Portaria publicada na edição do último dia 24 do Diário Oficial da União institui o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. O exame, que será realizado pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – avaliará conhecimentos, competências e habilidades de profissionais que tenham concluído ou estejam concluindo cursos de formação inicial para a docência e que desejam ingressar na carreira do magistério. A primeira edição do exame, que é anual, será realizada no próximo ano.

revistapontocom pergunta: você é contra ou a favor? Envie o seu comentário!

O Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente deverá subsidiar a contratação de docentes para a educação básica pelos governos estaduais e municipais. As secretarias de educação interessadas em utilizar os resultados do Exame definirão a forma de utilização desses resultados para fins de contratação de docentes.

A participação no Exame é de caráter voluntário, mediante inscrição e conferirá ao candidato um boletim de resultados, cujos dados somente poderão ser utilizados mediante autorização expressa do candidato.

O Exame servirá, ainda, para oferecer diagnóstico dos conhecimentos, competências e habilidades dos futuros professores para subsidiar as políticas públicas de formação continuada bem como para construir um indicador qualitativo que possa ser incorporado à avaliação de políticas públicas de formação inicial de docentes.

Confira os referenciais do exame proposto pelo MEC

Confira o texto da portaria que instituiu o Exame

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Noeli Gemelli Reali
Noeli Gemelli Reali
13 anos atrás

Concordo com o exame embora não exista controvérsias. Creio e pode ser um intrumento importante de avaliação inclusive para os agentes formadores de professores.

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar