Por Marcus Tavares
Reciclar para preservar. A turma do 4º ano da Escola Municipal Cláudio Ignácio de Oliveira, localizada no Irajá, Zona Norte do Rio, vem aprendendo que a reciclagem pode ser uma solução criativa e em conta para contribuir com a preservação e recuperação dos rios da cidade. Ao participarem, desde o início do ano, do Programa Esse Rio é Meu, as crianças vêm redescobrindo o rio Irajá que passa bem próximo à escola.
O programa Esse Rio é Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.
![](https://planetapontocom.org.br/wp-content/uploads/2023/08/2023-06-Escola-Municipal-Claudio-Ignacio-de-Oliveira-26-768x1024.jpg)
Segundo a professora Karolyne Guerreiro, num primeiro momento, os estudantes realizaram uma pesquisa sobre a história do rio Irajá. Em seguida, confeccionaram panfletos para serem entregues no dia da visita ao rio. “A proposta era conhecer um trecho do rio e, ao mesmo tempo, conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação’, conta Karolyne, que está há um ano na escola.
![](https://planetapontocom.org.br/wp-content/uploads/2023/08/2023-06-Escola-Municipal-Claudio-Ignacio-de-Oliveira-21-1024x1024.jpg)
![](https://planetapontocom.org.br/wp-content/uploads/2023/08/2023-06-Escola-Municipal-Claudio-Ignacio-de-Oliveira-25-1024x1024.jpg)
![](https://planetapontocom.org.br/wp-content/uploads/2023/08/2023-06-Escola-Municipal-Claudio-Ignacio-de-Oliveira-23-1024x1024.jpg)
![](https://planetapontocom.org.br/wp-content/uploads/2023/08/2023-06-Escola-Municipal-Claudio-Ignacio-de-Oliveira-22-1024x1024.jpg)
E para isso os estudantes não pouparam criatividade. No momento da confecção dos panfletos, as crianças tiveram a ideia de desenhar monstrinhos, representando a poluição dos rio. “Por meio da pesquisa inicial, que contou, inclusive, com a ajuda dos responsáveis, elas chegaram à conclusão de que, por conta da grande quantidade de lixo, não teriam nunca a chance de brincar no rio, aliás não tem nem como ver o rio. Elas falaram que o rio mais parece um esgoto. E no esgoto, segundo elas, moram os monstrinhos”, explica.
![](https://planetapontocom.org.br/wp-content/uploads/2023/08/2023-06-Escola-Municipal-Claudio-Ignacio-de-Oliveira-17-1-1024x1024.jpg)
![](https://planetapontocom.org.br/wp-content/uploads/2023/08/2023-06-Escola-Municipal-Claudio-Ignacio-de-Oliveira-18-1024x1024.jpg)
![](https://planetapontocom.org.br/wp-content/uploads/2023/08/2023-06-Escola-Municipal-Claudio-Ignacio-de-Oliveira-19-1024x1024.jpg)
![](https://planetapontocom.org.br/wp-content/uploads/2023/08/2023-06-Escola-Municipal-Claudio-Ignacio-de-Oliveira-20-1024x1024.jpg)
Com os panfletos e os monstrinhos, o dia da visita foi amplamente comemorado. Por meio de um revezamento, todas as 74 crianças do segmento tiveram a chance de conhecer o trecho do rio que fica próximo à escola. E lógico se surpreenderam, in loco, com a quantidade de lixo.
![](https://planetapontocom.org.br/wp-content/uploads/2023/08/2023-06-Escola-Municipal-Claudio-Ignacio-de-Oliveira-1-1024x1024.jpeg)
![](https://planetapontocom.org.br/wp-content/uploads/2023/08/2023-06-Escola-Municipal-Claudio-Ignacio-de-Oliveira-2-1024x1024.jpeg)
![](https://planetapontocom.org.br/wp-content/uploads/2023/08/2023-06-Escola-Municipal-Claudio-Ignacio-de-Oliveira-3-1024x1024.jpeg)
De volta à sala de aula, muita discussão e reflexão. “Como já havíamos trabalhado recentemente a questão da reciclagem, as turmas decidiram então confeccionar brinquedos, utilizando materiais iguais aos que visualizaram dentro do rio: garrafas pet, caixas de papelão, caixas de leite, de remédio e tampinha de garrafa. O objetivo foi mostrar que muito do que jogamos fora pode ser reutilizado em vez de ser descartado de maneira inapropriada, principalmente no leito do rio”.
![](https://planetapontocom.org.br/wp-content/uploads/2023/08/2023-06-Escola-Municipal-Claudio-Ignacio-de-Oliveira-2-1024x1024.jpg)
![](https://planetapontocom.org.br/wp-content/uploads/2023/08/2023-06-Escola-Municipal-Claudio-Ignacio-de-Oliveira-3-1024x1024.jpg)
![](https://planetapontocom.org.br/wp-content/uploads/2023/08/2023-06-Escola-Municipal-Claudio-Ignacio-de-Oliveira-4-1024x1024.jpg)
![](https://planetapontocom.org.br/wp-content/uploads/2023/08/2023-06-Escola-Municipal-Claudio-Ignacio-de-Oliveira-5-1024x1024.jpg)
![](https://planetapontocom.org.br/wp-content/uploads/2023/08/2023-06-Escola-Municipal-Claudio-Ignacio-de-Oliveira-6-1024x1024.jpg)
![](https://planetapontocom.org.br/wp-content/uploads/2023/08/2023-06-Escola-Municipal-Claudio-Ignacio-de-Oliveira-7-1024x1024.jpg)
Depois do recesso do meio do ano, os estudantes agora se preparam para ir a campo novamente. Desta vez, eles estão se preparando para entrevistar a comunidade local. Querem investigar a relação histórica da comunidade com o rio e de que forma os moradores podem contribuir para a recuperação do rio Irajá. “Será uma etapa de novas descobertas que reforçarão a conscientização e apontarão caminhos”, finaliza.
![](https://planetapontocom.org.br/wp-content/uploads/2023/08/2023-06-Escola-Municipal-Claudio-Ignacio-de-Oliveira-8-1024x1024.jpg)
![](https://planetapontocom.org.br/wp-content/uploads/2023/08/2023-06-Escola-Municipal-Claudio-Ignacio-de-Oliveira-9-1024x1024.jpg)
![](https://planetapontocom.org.br/wp-content/uploads/2023/08/2023-06-Escola-Municipal-Claudio-Ignacio-de-Oliveira-10-1024x1024.jpg)
![](https://planetapontocom.org.br/wp-content/uploads/2023/08/2023-06-Escola-Municipal-Claudio-Ignacio-de-Oliveira-11-1024x1024.jpg)
![](https://planetapontocom.org.br/wp-content/uploads/2023/08/2023-06-Escola-Municipal-Claudio-Ignacio-de-Oliveira-12-1024x1024.jpg)
![](https://planetapontocom.org.br/wp-content/uploads/2023/08/2023-06-Escola-Municipal-Claudio-Ignacio-de-Oliveira-13-1024x1024.jpg)
![](https://planetapontocom.org.br/wp-content/uploads/2023/08/2023-06-Escola-Municipal-Claudio-Ignacio-de-Oliveira-14-1024x1024.jpg)
![](https://planetapontocom.org.br/wp-content/uploads/2023/08/2023-06-Escola-Municipal-Claudio-Ignacio-de-Oliveira-15-1024x1024.jpg)
![](https://planetapontocom.org.br/wp-content/uploads/2023/08/2023-06-Escola-Municipal-Claudio-Ignacio-de-Oliveira-16-1024x1024.jpg)
Como as visitas aos corpos hídricos despertam diferentes olhares e ideias de soluções dos problemas.