Uma questão de cidadania

Projeto – Cuidar do Planeta
Instituição – Escola Estadual Carvalho Leal
Localização – Manaus

A professora Soraya Freire de Oliveira, de Manaus, no Amazonas, acredita que nada é mais importante do que favorecer a educação, o senso crítico, e a cidadania das crianças. Pedagoga, com habilitação em supervisão escolar e orientação educacional, e especialização em gestão escolar, ela leciona na Escola Estadual Carvalho Leal, pela manhã, e na Escola Municipal Thomas Meirelles, à tarde.

De fevereiro a junho deste ano, ela desenvolveu o projeto Cuidar do Planeta – Uma Questão de Cidadania, envolvendo alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Carvalho Leal. Pais, professores e servidores da escola e a própria comunidade participaram do projeto, que teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar quanto à importância da preservação do meio ambiente para uma melhor qualidade de vida.

Os resultados já apareceram: o relacionamento entre os alunos melhorou e a quantidade de lixo na escola diminuiu. “As mesas do refeitório e o chão mudaram de aspecto. Os alunos passaram a recolher e colocar na lixeira os restos da merenda”, conta Soraya. De acordo com relatos dos pais, aconteceram mudanças também no ambiente familiar, pois os estudantes passaram a se preocupar em proteger e conservar a higiene do lar.

“A grande tarefa da escola é proporcionar um ambiente saudável e coerente com aquilo que ela pretende que os seus alunos aprendam”, acredita a professora. Só assim, justifica ela, o colégio poderá, de fato, contribuir para formar cidadãos conscientes de suas responsabilidades para com o meio ambiente e capazes de tomar atitudes de proteção e melhoria em relação a ele.

Uma das atividades desse projeto foi a Caminhada Ambiental – Todos juntos cuidando do Planeta, quando os alunos carregaram cartazes alusivos e distribuíram panfletos à comunidade. “Acreditamos que a escola necessita ultrapassar seus muros, colaborando na construção da cidadania do aluno e envolvendo a família e a comunidade”, justifica Soraya. Para ela, o verdadeiro educador é aquele que faz o aluno progredir, na medida em que desencadeia a problematização e orienta quanto aos procedimentos da aprendizagem.

Em 2004, ela recebeu o Prêmio Incentivo à Educação Fundamental, promovido pelo Ministério da Educação em parceria com a Fundação Bunge, com a experiência Jornal na Escola – uma questão de cidadania. Em 2007, obteve o prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação, com a experiência A Vida pede Passagem. Em 2009, foi novamente premiada no Professores do Brasil, com o projeto Leitura e Escrita – Uma Viagem Fascinante.

Contato da escola –  (92) 3216-9050

Fonte – Jornal do MEC

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votos
Avaliação
Inscrever-se
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Penha
Penha
14 anos atrás

Matéria muito boa. Nós, enquanto professores temos realmente que incentivar os homens do nosso futuro a cuidar do planeta, pois temos nas mãos a melhor ferramenta de modificação do mundo: a criança e jovem bem informados, críticos e assim exercendo bem a cidadania.

Penha

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar