Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

A arte perdida da escrita à mão

Por Umberto Eco
professor de semiótica, crítico literário e romancista. Entre seus principais livros estão “O Nome da Rosa” e o “Pêndulo de Foucault”.

Recentemente, dois jornalistas italianos escreveram um artigo de jornal de três páginas (impresso, infelizmente) sobre o declínio da escrita à mão. Agora não é mais novidade: a maioria das crianças – por causa dos computadores (quando os usam) e mensagens de texto – não conseguem mais escrever à mão, a não ser em letras de forma feitas com esforço. Numa entrevista, um professor disse que seus alunos também cometem muitos erros de ortografia, o que me parece um problema diferente: os médicos sabem ortografia, mesmo assim escrevem feio; e você pode ser um calígrafo experiente e ainda assim escrever “obcessão” ou “obseção” em vez de “obsessão”.

Conheço crianças cuja letra é razoavelmente boa. Mas o artigo fala de 50% das crianças italianas – e, portanto, suponho que seja graças a um destino indulgente que eu conheça apenas os outros 50% (algo que acontece comigo na arena política também). Mas a tragédia começou muito antes do computador e do telefone celular. A escrita dos meus pais era um pouco na diagonal porque eles colocavam a folha em ângulo, e suas letras eram, pelo menos para os padrões de hoje, pequenas obras de arte.

Na época, alguns – provavelmente aqueles com caligrafia ruim – diziam que a escrita elaborada era a arte dos tolos. É óbvio que a escrita elaborada não significa necessariamente uma grande inteligência. Mas era agradável ler bilhetes ou documentos escritos como deveriam ser. Minha geração foi educada na boa caligrafia, e passamos os primeiros meses da escola elementar aprendendo a fazer os traços das letras.

Depois, o exercício passou a ser estúpido e repressor, mas nos ensinou a manter os pulsos firmes enquanto usávamos nossas canetas para formar letras redondas e cheias de um lado e finas do outro. Bem, nem sempre – porque os tinteiros, com os quais nós sujávamos nossas escrivaninhas, cadernos, dedos e roupas, produzia com frequência uma sujeira endurecida que grudava na caneta e exigia dez minutos de contorções para limpá-la.

A crise começou com o advento da caneta esferográfica. As primeiras esferográficas também faziam muita sujeira e se, logo depois de escrever, você passasse o dedo sobre as últimas palavras, inevitavelmente provocava um borrão. E as pessoas não tinham mais interesse em escrever bem, uma vez que a escrita, quando feita com uma esferográfica, mesmo uma que não borrasse, não tinha mais alma, estilo ou personalidade.

Por que devemos lamentar o fim da bela escrita? A capacidade de escrever bem e rapidamente no teclado encoraja o pensamento rápido, e frequentemente (nem sempre) o corretor ortográfico sublinha os erros.

Apesar de o telefone celular ter ensinado à geração mais jovem a escrever “kd vc?” em vez de “cadê você?”, não vamos esquecer que nossos antepassados teriam ficado chocados ao nos verem escrever “farmácia” em vez de “pharmácia” e “você” em vez de “vossa mercê”. Os teólogos medievais escreveram “respondeo dicendum quod”, o que teria feito Cicero se contorcer de horror.

A arte de escrever à mão nos ensina a controlar nossas mãos e encoraja a coordenação entre a mão e o olho. O artigo de três páginas afirmava que escrever à mão nos obriga a compor a frase mentalmente antes de escrevê-la. Graças à resistência da caneta e do papel, isso faz com que a pessoa tenha que desacelerar e pensar. Muitos escritores, apesar de acostumados a escrever no computador, às vezes prefeririam até mesmo imprimir letras em um pedaço de argila, para que assim pudessem pensar com mais calma.

É verdade que as crianças escrevem mais e mais nos computadores e telefones celulares. Apesar disso, a humanidade aprendeu a redescobrir esportes e prazeres estéticos em muitas coisas que a civilização havia eliminado por considerar desnecessárias.

As pessoas não viajam mais a cavalo, mas algumas vão a escolas de montaria; existem iates a motor, mas muitas pessoas são devotadas à vela assim como os fenícios eram há 3 mil anos; há túneis e estradas de ferro, mas muitos ainda gostam de andar ou escalar os caminhos nos Alpes; as pessoas colecionam selos até mesmo na era do e-mail; e os exércitos vão para a guerra com Kalashnikovs, mas também fazemos torneios pacíficos de esgrima.

Seria bom se os pais enviassem seus filhos a escolas de caligrafia para que eles pudessem participar de competições e campeonatos – não só para se consolidarem naquilo que é belo, mas também pelo bem-estar psicomotor. Essas escolas já existem; basta procurar por “escola de caligrafia” na internet. E talvez para aqueles que têm uma mão firme e não têm um emprego firme, ensinar esta arte pode se tornar um bom negócio.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
SALETE MARIA CAIRES DOS SANTOS
SALETE MARIA CAIRES DOS SANTOS
10 anos atrás

Muito obrigado por todas essas informações ,adorei.

Maria Alves Lopes
Maria Alves Lopes
10 anos atrás

O texto é interessante.Acredito que a forma de introduzir a alfabetização na forma de ensinar é que vai ter que mudar.Assim como a taquigrafia que ensina a decifrar palavras através de códigos, da mesma forma a linguagem codificada da informatica pode ser ensinada de forma correta, sem que a escrita deixe de ser necessária e as pessoas assasinem o portugês ao escrever.Não consigo imaginar uma criança sendo alfabetizada sem utilizar um lápis .No traçar da primeira letra, a primeira frase, na descoberta do alfabeto.A escrita tem o sentido pessoal de cada um.É como imaginar computadores fazendo trabalhos manuais.Não teria mais a delicadeza e o toque pessoal de seu autor.

Francisca
Francisca
11 anos atrás

Escrever é uma arte. E estamos vendo o declínio dessa arte. A aceleração com que lidamos hoje em nossos afazeres sugere que escrever é perda de tempo.Um celular ou computador são simples aparelhagens de comunicação e entretenimento. Como professora vejo como meus alunos não tem o controle sobre o lápis ou caneta. Faço com eles exercícios e movimentos giratórios com o pulso para eles melhorarem mas infelizmente esse tipo de exercício não é praticado. Se cultua o corpo e não a escrita. Nas próximas décadas veremos o funeral da arte de escrever.

Luciana
Luciana
11 anos atrás

não necessáriamente,mas a escrita rapida via internet estimula aprodução do estudante e facilita que aprenda melhor regras de ortografia.

Jaqueline
Jaqueline
12 anos atrás

O problema esta tanto na escrita quanto na maneira de pronunciar as palavras .

regiane
13 anos atrás

o texto nos remete a pensar , sobre o que esta acontecendo com a nossa escrita. Não sabemos o que esta por vir, com esta linguagem da internet a tendência é piorar. Deveriamos fazer o exercício de pensar antes de escrever, como nos mostra o artigo, quando pensamos (fazemos uso da razão).
Este exercício deveria ser praticado por todos, assim não ficariamos sujeitos a este tipo de linguagem.

Ilzene
Ilzene
13 anos atrás

Gostei do texto! Entendo que as pesoas cada vez mais estão perdendo o prazer de escrever correto. Ao ler, os comentários de sites de relacionamentos, a gente sente meio que ultrapaçada, Pareçe -me que a moda agora é escrever em códigos, muitas vezes, não da para enternder quase nada! Será que isto é bom para nossos jovens? Será que não está na hora de rever esta situação!

sonária
sonária
13 anos atrás

cada vez mais as pessoas estao perdendo o hábito de escrever a mão.E a linguagem dos internaltas,estão contribuindo para uma escrita diferente.E isso é ruim,porque deixa de lado a norma padão,que é ensinada nas escolas.E dependendo dos locais pode ser ruim,pois atrapalha.Escrever diferente é uma coisa,escrever errado é outra. gostei do texto ” A arte perdida da escrita á mão.

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar