Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

‘Uma cidade desta deve ser exemplo em qualidade de vida, bem-estar e salubridade pública’, Denes Lott, secretário de Meio Ambiente de Itabira

Em entrevista, secretário fala sobre a importância do programa Esse Rio é Meu.

Por Marcus Tavares

A prefeitura de Itabira (MG), o planetapontocom e a Vale lançam, oficialmente, no dia 23 de março, o programa Esse Rio é Meu Itabira. O EREM, como é conhecido, vai mobilizar as 48 escolas da região na recuperação e preservação dos rios. O evento acontecerá na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com a presença do jornalista Zeca Camargo e de Silvana Gontijo, presidente do planetapontocom, idealizadora do projeto.

Denes Martins da Costa Lott estará presente. Ele é o secretário municipal de Meio Ambiente. Mestre em Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental e com experiência na área do direito ambiental, Denes é um entusiasta do programa que já entra em seu segundo ano de funcionamento na cidade do Rio de Janeiro.

Para Denes, o Esse Rio é Meu Itabira vai ser um marco na política ambiental e educacional em Itabira. Ele diz que outros projetos já foram desenvolvidos pela prefeitura, mas este chama a atenção pela ligação estreita com a educação. “O nosso objetivo é, com e a partir do programa, melhorar a qualidade das águas, aprimorar a percepção ambiental e eliminar as cargas poluidoras em pontos turísticos”, avisa.

Em entrevista à revistapontocom, o secretário destaca que Itabira é ícone no setor mineral e é apresentada em todo mundo pelos versos do poeta Carlos Drummond de Andrade, seu filho mais ilustre. “Uma cidade desta deve ser exemplo em qualidade de vida, bem-estar e salubridade pública”, frisa.

Acompanhe a entrevista:

revistapontocom – O que representa a adesão de Itabira ao programa Esse Rio é Meu?
Denes Martins da Costa Lott
– A adesão de Itabira ao projeto representa a manifestação do poder público em fomentar e colocar em prática ações que visam a mudança de hábito da população quanto ao uso do recurso hídrico. O projeto inicial tem duração de 6 meses, mas com a possibilidade de ser prorrogado por dois anos. Existiram outros projetos no passado com temáticas mais amplas. O projeto Este Rio é Meu é mais específico. O retrospecto do trabalho do planetapontocom em outras cidades   credencia o projeto para ser realizado em Itabira.

revistapontocom – Qual é a realidade hoje dos rios de Itabira?
Denes Martins da Costa Lott
– Os rios que atravessam o núcleo urbano são impactados por carga poluidora doméstica.  Os principais cursos de água possuem emissários, mas estas estruturas parecem apresentar vazamentos. Na zona rural a realidade é distinta. Os diversos cursos de água, em sua maioria, aparentemente, possuem água de boa qualidade próximo as nascentes. A medida que vão correndo vão sendo impactados. Há rios que alimentam barragens de rejeito e saem dali com a qualidade alterada.  Além dos resíduos de mineração que impactam alguns, todos os rios recebem esgoto doméstico e lixo A educação ambiental precisa ser aprofundada e as medidas de recuperação das bacias precisam ser de fato efetivadas porque a realidade  das águas precisa ser transformada, melhorada.

revistapontocom – Qual será o papel da Secretaria no projeto Esse Rio é Meu Itabira?
Denes Martins da Costa Lott
– A Secretaria de Meio Ambiente entra como responsável pelas ações de Educação Ambiental, acompanhando as ações e fomentando as escolas com dados e informações para a realização das atividades.

revistapontocom – Como a secretaria vem trabalhando a questão ambiental?
Denes Martins da Costa Lott
– Anualmente são realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente, no mês de março (dia da água) e no mês de novembro (dia do rio), atividades de educação ambiental com as escolas do município em diferentes espaços, inclusive nas nossas Unidades de Conservação de proteção integral. Hoje as ações são reduzidas em razão do quantitativo de equipe técnica para executá-las e precisam ser ampliadas. Com o Esse Rio é Meu a ação ganha em abrangência e dinamismo, uma vez que haverá um trabalho de forma simultânea em todas as escolas municipais de Itabira.

revistapontocom – Quais serão os principais desafios do projeto?
Denes Martins da Costa Lott
– Mobilizar os estudantes e a população de todo município em geral e apresentar seus resultados concretos e consistentes na recuperação de nosso recursos hídricos. As escolas são pontos de discussão das temáticas ambientais e através dessas discussões são difundidas pelos alunos em suas casas, repassando aos seus familiares as boas práticas ambientais. As crianças de hoje são os adultos do futuro. Isto é fundamental para se efetivar a sustentabilidade. Pelo retrospecto do trabalho realizado no Rio de Janeiro, entendemos que o resultado do projeto pode ser a melhoria da qualidade da águas de nossos rios e recantos naturais, como o Poço da Água Santa e outros.

revistapontocom – Por que é importante Itabira se engajar no programa?
Denes Martins da Costa Lott
– Itabira tem uma população de mais de 100 mil habitantes. É ícone no setor mineral e é apresentada em todo mundo pelos versos do poeta Carlos Drummond de Andrade, seu filho mais ilustre. Uma cidade desta deve ser exemplo em qualidade de vida, bem-estar e salubridade pública.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags