Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Programa Esse Rio é Meu chega a Minas Gerais, no município de Itabira

Lançamento do projeto acontece no dia 23 de março.

Localizado a 110 km de Belo Horizonte, o município de Itabira será o primeiro do Estado de Minas Gerais a desenvolver o programa Esse Rio é Meu, que mobiliza escolas na recuperação e preservação dos rios. Com o patrocínio da Vale, o EREM, como é conhecido, será lançado, oficialmente, no dia 23 de março, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, com a presença do jornalista Zeca Camargo e de Silvana Gontijo, presidente do planetapontocom, idealizadora do programa.

Denes Lott, secretário de Meio Ambiente, Silvana Gontijo, presidente do planetapontocom, Marco Antônio Lage, prefeito de Itabira, Laura Souza, secretária de Educação e o vereador Bernardo Rosa. Foto: divulgação da prefeitura de Itabira.

“Estamos bem contentes em promover em Itabira este projeto que vai trabalhar conhecimento e educação ambiental por meio dos rios de nossa cidade. Ao mesmo tempo em que implantamos um novo modelo de ensino, estamos salvando o patrimonio hídrico de Itabira”, destaca o prefeito Marco Antônio Lage.

Em Itabira, o Esse Rio É Meu pretende envolver 48 escolas da rede municipal, da Educação Infantil ao segundo segmento do Ensino Fundamental, totalizando cerca de 1.180 professores e mais de 9.380 alunos. O projeto acontecerá de forma articulada com a grade curricular destas escolas e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Foto de Idalina de Cássia Gregório

“Portanto, não é mais um projeto que chega às escolas. É uma proposta metodológica que visa trabalhar com e por meio de causas e de forma totalmente articulada com as diferentes áreas de conhecimento, unindo esforços de forma interdisciplinar. Espero que Itabira seja um polo de compartilhamento de conhecimento e sirva de exemplo para outros municípios de Minas”, completa Silvana Gontijo.

O programa prevê a capacitação dos professores e o acompanhamento das ações desenvolvidas. Ao longo do ano, serão desenvolvidas três etapas: diagnóstico, planejamento e intervenção. As duas primeiras começam neste trimestre. Os encontros serão oferecidos nas modalidades presenciais e a distância, on-line e assíncronas.

Em cada escola, a Secretaria Municipal de Educação vai indicar um professor focal com o compromisso de mobilizar, orientar e acompanhar os demais professores engajados no programa. Ele será o elo entre a escola e o programa.

“Além das capacitações, o planetapontocom disponibilizará o acesso dos professores a um ambiente virtual com informações sobre o histórico do programa, bases conceituais, material de apoio de cada etapa de desenvolvimento, com sugestões de atividades e mapa interativo com a localização e informações sobre cada escola e seu rio mais próximo. O docente também terá espaço para divulgar as ações de sua escola”, adianta Silvana Gontijo.

Foto de Idalina de Cássia Gregório

“E neste sentido, vamos trabalhar o protagonismo e o pertencimento de nossos estudantes, incentivando a limpeza e a manutenção dos nossos rios e conectando diferentes saberes, como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia”, avisa a secretária municipal de Educação, Laura Souza.

De acordo com a secretaria, o trabalho realizado junto às escolas da rede tem o objetivo geral de assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos os estudantes. Uma vez que a aprendizagem dos conhecimentos escolares não se reduz a um simples exercício de transmissão de conteúdos a serem memorizados pelos estudantes, ela se torna indissociável do aprendizado de atitudes e valores já que englobam comportamentos constitutivos da participação, do envolvimento e da motivação dos sujeitos envolvidos na ação educativa e no exercício da cidadania.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags