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Nova temporada da série E aí, professor? apresenta e defende o projeto Busca Ativa Escolar

Volta às aulas e a triste constatação de todo novo ano letivo: a evasão escolar. Para tentar reverter este quadro, o Unicef, em parceria com a Undime, criou há alguns anos a metodologia social e tecnológica Busca Ativa Escolar. Disponível para estados e municípios de todo o Brasil, ferramenta auxilia, gratuitamente, governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. A partir de dados concretos da plataforma, é possível planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos das crianças e jovens brasileiros.

A importância do assunto é inclusive o tema central da terceira temporada da série “E Aí, Professor?” — uma parceria entre Futura/Fundação Roberto Marinho e Itaú Social, com apoio da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e do próprio Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) — que estreia no Canal Futura no dia 13 de fevereiro, com episódios inéditos sempre às segundas-feiras, às 18h25 (com reprises às quintas-feiras, às 14h25), coincidindo com o mês que marca o início do ano letivo escolar.

São oito episódios de cinco a dez minutos cada, que abordam a temática da Busca Ativa Escolar. João Raphael Santos, cientista social, mestre em Educação e professor da Escola da Fundação Roberto Marinho, é o apresentador.

Estudantes, professores e gestores envolvidos ou impactados pela evasão e exclusão escolar contam suas experiências, explorando, por exemplo, o agravamento dessa situação durante e após a pandemia da Covid-19. Histórias de sucesso também fazem parte da nova temporada confirmando que, a partir da união entre os profissionais de educação, é possível reinserir crianças e adolescentes ao dia a dia escolar.

“Nas duas temporadas anteriores da série, nossa audiência elogiou o fato do conteúdo ter sido apresentado de forma clara, simples e objetiva. Trazemos temas relevantes para os desafios da educação brasileira e, expandir a discussão para o público que nos assiste no próprio Canal Futura e no Globoplay, confirma a boa adesão às ideias propostas para o debate”, destaca José Brito, gerente do Futura, da Fundação Roberto Marinho.

“A pandemia impôs a necessidade dos professores reinventarem a sua atuação em sala de aula, com o propósito de minimizar os impactos do fechamento das escolas. Agora, o momento é de unir esforços para sintetizar conhecimentos que deem suporte aos educadores nas habilidades e competências que os alunos precisarão desenvolver, para reduzir a perda da qualidade no processo de ensino-aprendizagem. Para nós, é uma honra muito grande fazer parte de um projeto tão inspirador, que traz reflexões e propostas que visam reduzir a exclusão e a evasão escolar”, reforça Tatiana Bello, gerente de Implementação do Itaú Social.

Temporada completa

1. Exclusão escolar no Brasil – 13/02
A partir de dados e análises da Undime e do UNICEF, é apresentado como se dá o fenômeno da exclusão escolar no Brasil, focando no agravamento do fenômeno durante e pós- pandemia da Covid-19.

2. O que é a Busca Ativa? – 20/02
O episódio mostra como foi pensada a estratégia da Busca Ativa Escolar, quem são seus parceiros, quais são suas principais características e propostas.

3. Quando agir? – 27/02
O propósito deste episódio é mostrar aos professores os comportamentos e elementos mais comuns da exclusão escolar e a importância de detectá-los e enfrentá-los o mais rápido possível.

4. Cidades educadoras– 06/03
O episódio destaca o professor como ator fundamental, mas que faz parte de uma rede oficial de proteção dos direitos das crianças e do direito à educação.

5. Redes de apoio – 13/03
Diretores, assistentes sociais, conselheiros municipais de educação, entre outros, contam histórias de crianças e adolescentes que foram reinseridos na escola a partir da Busca Ativa Escolar.

6. A família – 20/03
A família é peça fundamental na estratégia da Busca Ativa Escolar. Sem compreender o contexto familiar dos estudantes, é bem mais difícil reinseri-los na sala de aula.

7. Ferramentas de apoio ao conhecimento – 27/03
O episódio aponta as ferramentas desenvolvidas por entidades da sociedade civil organizada que estimulam e produzem conteúdos de qualidade para apoiar os professores na estratégia da Busca Ativa Escolar.

8. A Busca Ativa continua – 03/04
O último episódio da série é reservado para uma conversa especial com uma agente operacional da estratégia, que atua na linha de frente com os jovens a fim de inseri-los novamente na escola.

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