Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Esse Rio é Meu: Creche Municipal Luiz Carlos Prestes cria estratégia, com muita arte, para conquistar a empatia de crianças e suas famílias

Proposta é recuperar o Rio Pavuna.

Por Marcus Tavares

Neste dia 10 de maio, a rotina da Creche Municipal Luiz Carlos Prestes, localizada na Pavuna, Zona Norte do Rio, será impactada por um passeio diferente. Professores, estudantes e seus responsáveis vão visitar o Rio Pavuna, que passa perto da escola. A proposta é sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de recuperar e preservar o rio. “As crianças estão produzindo plaquinhas de conscientização para serem fixadas nas margens do Rio. A ideia é mostrar a história do rio e em que lugar o rio desemboca”, avisa a professora articuladora Glauce Fonseca.

O programa Esse Rio é Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.

Animada. É assim que está a equipe da escola. Para Glauce, será mais uma etapa do planejamento do projeto Esse Rio é Meu, implementado neste ano. “Ficamos muito felizes porque, volta e meia, passamos por um problema grave na região. No período de chuvas, o Rio Pavuna enche e a água não escoa. Ficamos praticamente ilhados. É muito triste, pois as pessoas perdem suas casas e seus pertences. Dois professores da nossa escola, inclusive, já perderam seus automóveis por conta das enchentes. Trazer esse tema para dentro da sala de aula é de grande importância para todos”, destaca Glauce Fonseca.

A visita ao Rio será feita depois de uma mobilização interna que já ocorreu no mês de abril. A direção marcou uma reunião com os responsáveis para apresentar e debater o programa Esse Rio é Meu. “Na véspera, instigamos a presença de todos por meio de uma charada. Um cartaz apresentava a seguinte questão: o que nasce no Rio, vive no Rio e morre no Rio, mas nem sempre está molhado? Para saber a resposta, os pais teriam que ir à escola. E vieram. Logo na entrada da creche foram recebidos numa tenda. Na parte de fora, reproduzimos um rio bonito, com peixes, sapos e garças, criados com sucata pelos próprios estudantes. Mas na parte de dentro, reproduzimos um rio sujo. Havia várias imagens de enchentes e poluição no rio. Foi o mote para apresentarmos o programa Esse Rio é Meu”, explica Glauce.

O evento foi embalado pela música composta pelo Tio Ari, o senhor Aristóteles Neto, da 9ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A música tem o objetivo de chamar a atenção de todos para a recuperação do Rio. O encontro foi bem impactante, pois resgatou a memória da comunidade. “Uma vozinha ficou bem emocionada, lembrando do tempo em que tomava banho no Rio. E o refrão da música pegou de tal forma que contagiou inclusive os bebês dos berçários”, comemora Glauce.

“Os professores se engajaram bastante. O desfio é contínuo: reunir e unir todos: professores, responsáveis e estudantes. Mas acredito que estamos num bom caminho. Já planejamos algumas ações para junho e julho”, adianta Glauce.

Sobre a charada, ainda não sabe resposta? O que nasce no Rio, vive no Rio e morre no Rio, mas nem sempre está molhado? O carioca! A Creche Municipal Luiz Carlos Prestes atende 115 estudantes – berçário, maternal 1 e maternal 2 – de 1 a 4 anos.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eliel Monteiro
Eliel Monteiro
7 meses atrás

Uma iniciativa sensacional e inteligente quando envolve diretamente crianças, pois ao mesmo tempo que implementando uma ação, educa e gera a cultura da preservação!
Não basta apenas trazer a consciência dos adultos de hoje a necessidade da preservação da natureza, porém, gerar a cultura da preservação nas crianças que serão os adultos de amanhã, assim, os problemas que vivemos hoje, se não totalmente findos, diminuirão consideravelmente!
Parabéns aos Creche Luiz Carlos Prestes, a toda equipe envolvida e particularmente ao Tio Ari, que inspirado a compor essa canção, certamente deu a campanha através da canção, a VITALIDADE, necessária para seguir rumo ao sucesso pretendido!??????????????????

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar