Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Olimpíada Mirim de Matemática: inscrições abertas para alunos do 2º ao 5º anos

Prazo vai até o dia 16 de junho.

Maior olimpíada científica do país, a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) pretende identificar talentos ainda mais jovens na matemática. A organização está lançando a segunda edição da Olimpíada Mirim, primeira competição científica da área voltada para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo o Brasil podem se inscrever até o dia 16 de junho. Clique aqui e acesse o portal do concurso.

O objetivo é incentivar o ensino da matemática e transformar a relação das crianças com a disciplina nas séries iniciais, introduzindo aspectos criativos e lúdicos no processo de aprendizagem. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelas escolas ou secretarias de educação no site da Olimpíada Mirim – OBMEP. O responsável pela candidatura deve informar o número total de alunos participantes por nível: Mirim 1 (2º e 3º anos do Ensino Fundamental) e Mirim 2 (4º e 5º anos do Ensino Fundamental). Não é necessário fazer a inscrição nominal de cada estudante.

A Olimpíada Mirim será realizada em duas fases, ambas aplicadas pelas escolas. A 1ª fase consiste em uma prova classificatória composta de quinze questões objetivas (múltipla escolha). Alunos classificados nesta etapa poderão participar da 2ª fase, também composta de quinze questões objetivas. O conteúdo das provas corresponde ao grau de escolaridade dos alunos, que são divididos em dois níveis: Mirim 1 e Mirim 2.

A 2ª Olimpíada Mirim – OBMEP é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da B3 Social e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovida também com recursos oriundos do contrato de gestão firmado pelo IMPA com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com o Ministério da Educação (MEC).

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar