Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

No bê-á-bá da preservação do meio ambiente, bebês já dão os primeiros passos no projeto Esse Rio é meu

Relato de experiência da Creche Maria Arminda Falabella Souza Aguiar.

Relato de experiência da equipe da Creche Municipal Maria Arminda Falabella Souza Aguiar, localizada na Ilha do Governador. Professora de Educação Infantil – Andréa Abreu; Agente de Educação Infantil – Andréa Batista, Eliane Bottino, Fátima Mendes e Soraia Gallo.

A proposta do projeto Esse Rio é Meu foi enviada para todas as unidades escolares, por meio da Secretaria Municipal de Educação, para que ele fosse articulado na comunidade escolar, conforme suas peculiaridades.

O projeto Esse Rio é Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade. A creche está desenvolvendo ações em torno do Canal dos Bancários (canal da Ilha das Enxadas).

Partindo da premissa que devemos colocar as crianças como protagonistas do seu processo de desenvolvimento e aprendizagem, o projeto foi dividido por bimestre. Neste 1º bimestre de 2023, demos o pontapé inicial com a turma do berçário (na nossa unidade contamos com cinco turmas, sendo uma de berçário, duas de maternal I e outras duas de maternal II).

Trabalhar com a Educação Infantil é um desafio lindo! Somos inseridos em todos os projetos da Prefeitura do RJ, mas as nossas devolutivas são as mais criativas, pois nossas crianças estão completando 1 aninho no Berçário. Os responsáveis são engajados nas atividades da nossa creche e entendem que cada proposta apresentada pela equipe pedagógica será para beneficiar a criança em seu desenvolvimento social, afetivo e cognitivo.

Neste sentido, o grupamento E.I-11 propôs uma atividade externa, para além dos muros da creche. Uma atividade exploratória, com conversas sobre o nosso Canal Ilha das Enxadas (Canal dos Bancários). Um passeio com responsáveis, as crianças (protagonistas), as educadoras e a direção. Durante a atividade, falamos sobre a importância que o nosso canal tem para o meio ambiente, para os moradores do entorno e para a comunidade de pescadores.

No 2º bimestre deste ano, faremos levantamentos sobre a problematização da situação atual do Canal, que tem sido chamado de “valão”. Vamos procurar também fotografar a área, fazer entrevistas com moradores mais antigos e contar com a ajuda da Subprefeitura da Ilha do Governador, mantendo a manutenção certa do Canal e não somente passando máquinas, mas, sim, retornando com serviços de capina, recolher a grama e o lixo jogados indevidamente. Pensamos também em algo para conscientizar os moradores sobre a importância de não jogar lixo, móveis, etc. Acreditamos, assim, que o Canal possa “respirar” melhor.

Temos também vários órgãos públicos para acionar e nos ajudar neste projeto, mas isto ficará para o 3º bimestre. Todas as escolas da 11ª CRE estão engajadas no Esse Rio é Meu, pois possuímos diferentes rios e canais importantes para todos os moradores da Ilha do Governador e toda a cidade do Rio de Janeiro.

Acreditamos no potencial de nossas crianças, dos nossos responsáveis, Diretores, Coordenadores, PAs, Professores, Agentes, ou seja, todos que constituem e representam tão bem a nossa comunidade escolar.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar