Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

‘Esse Rio É Meu Itabira tem o diferencial de ter um viés pedagógico novo, que instiga e convida o estudante a mudar sua realidade e a da comunidade’, Laura Souza, secretaria municipal de Educação de Itabira

Leia a entrevista.

Por Marcus Tavares

A professora Laura Souza está à frente da secretaria municipal de educação de Itabira, em Minas Gerais, desde o ano passado. Profissional de carreira, Laura conhece bem a administração pública da prefeitura. Formada em Letras pela Unifuncesi e pós-graduada em Design Instrucional, pela Unifei, ela é servidora efetiva da Educação desde 2009, onde lecionou e coordenou a disciplina de Língua Inglesa para os anos finais do Ensino Fundamental. E, em paralelo, também trabalhava na Câmara Municipal, desde 2007, como redatora, tendo atuado como Assessora Técnica Legislativa na Câmara Municipal de Itabira e como Diretora da Escola do Legislativo do mesmo órgão.

Desde o final do ano passado, ela conheceu de perto o programa Esse Rio é Meu e ficou entusiasmada com o potencial do programa que tem o objetivo de mobilizar escolas na recuperação e preservação dos rios. Idealizado pela oscip planetapontocom e com o patrocínio da Vale, o Esse Rio é Meu Itabira foi lançado oficialmente no dia 23 de março.

Em entrevista a revistapontocom, Laura Souza contou detalhes do programa que será desenvolvido junto a 47 escolas e creches da região. Segundo ela, a prefeitura já contou com outros projetos ao longo dos anos, mas “o Esse Rio É Meu Itabira tem o diferencial de ter um viés pedagógico novo, que instiga e convida o estudante a mudar sua realidade e a da comunidade onde está inserido, por meio de ações concretas”.

Acompanhe a entrevista:

revistapontocom – O que representa a adesão do município de Itabira ao programa Esse Rio é Meu Itabira? O projeto tem duração de quantos anos?
Laura Souza
– Representa um passo imenso em direção a um futuro mais sustentável, principalmente em uma cidade que tem a atividade minerária como sua principal atividade econômica. Acreditamos que o trabalho realizado com as crianças repercute de forma mais intensa, pois elas têm o hábito de levar para os pais e para a comunidade todo o trabalho que é feito com elas.

revistapontocom – Quantas escolas serão envolvidas no programa?
Laura Souza
– Serão 47 escolas e creches trabalhando com 24 rios e córregos que terão suas necessidades analisadas: é um rio que recebe esgoto? É um córrego onde as pessoas jogam lixo? A partir daí os alunos irão desenvolver estratégias para sanar os problemas encontrados.

revistapontocom – No dia a dia, como as unidades escolares vão participar?
Laura Souza
– O programa foi inserido de forma a permear vários componentes curriculares, trabalhando em várias frentes. As atividades são diversificadas, contemplando visita aos rios e córregos, debates sobre a importância do rio para a comunidade local, conversas com a população para descobrir histórias ligadas àqueles cursos de água, entre outros.

revistapontocom – Qual será o papel da direção, coordenação pedagógica e dos professores?
Laura Souza
– O papel da comunidade escolar como um todo é apoiar os estudantes em suas investigações e análises, orientar a proposição de ações para resgate dos rios e dos córregos, mas, principalmente, ajudar a manter acesa a curiosidade e o interesse dos alunos, mostrando o quão prazerosa pode ser a aprendizagem por meio de projetos.

revistapontocom – E o que se espera dos estudantes e suas famílias?
Laura Souza
– Esperamos o compromisso de todos com a causa da água e com a causa ambiental como um todo. Entendemos que nossos estudantes têm plenas condições de desenvolver trabalhos únicos nessa temática e que existe o interesse tanto deles quanto de suas famílias de compreender como proteger nossas águas.

revistapontocom – É o primeiro programa que será desenvolvido junto às escolas com essa temática de educação ambiental?
Laura Souza
– Tivemos ao longo dos anos outros projetos de educação ambiental, mas o Esse Rio É Meu Itabira tem o diferencial de ter um viés pedagógico novo, que instiga e convida o estudante a mudar sua realidade, e a da comunidade onde está inserido, por meio de ações concretas. 

revistapontocom – O projeto começa neste ano letivo, correto? Como está sendo feito o planejamento?
Laura Souza
– O planejamento aconteceu já no final de 2022, com a apresentação da proposta aos profissionais. Em janeiro de 2023, tivemos o primeiro contato entre as escolas e o projeto, e podemos dizer que a recepção foi extremamente positiva. Em fevereiro de 2023 o projeto já estava consolidado nas escolas participantes.

revistapontocom – O tema de recuperação dos rios/educação ambiental já faz parte das discussões pedagógicas das escolas?
Laura Souza
– Sim, é um tema já estudado nas escolas mas que será aprofundado de uma forma muito bacana com a entrada do Esse Rio É Meu.

revistapontocom – Quais serão os principais desafios do programa?
Laura Souza
– O principal desafio na educação como um todo é manter o interesse e a participação de estudantes e professores em um determinado assunto, mas desde o começo pudemos contar com uma adesão muito sólida ao projeto. Acredito que quando trazemos um tema e mostramos o quanto ele é relevante para vida de cada participante, conseguimos uma melhor participação dos envolvidos.

revistapontocom – Por que é importante engajar as escolas de Itabira no Esse Rio é Meu?
Laura Souza
– Somos uma cidade mineradora, mas somos também uma cidade de muitas belezas naturais. É de grande importância que essas belezas sejam respeitadas, protegidas e celebradas, e a água é um patrimônio incalculável. Recuperar os nossos rio e córregos é um passo importante na criação de uma cultura de sustentabilidade que deverá permear todas as nossas ações futuras em prol de uma cidade mais justa e igualitária, com respeito aos seres humanos, mas também a fauna e a flora locais.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar