No contexto do seu primeiro ano de funcionamento, o Observatório Latino-americano e Caribenho de Alfabetização Midiática e Informacional (OLCAMI), que tem o objetivo de debater e intercambiar experiências na área, vai lançar um anuário da área, sistematizando pesquisas e casos que foram ou estão sendo atualmente desenvolvidas sobre a matéria. Com a iniciativa, o observatório visa contribuir para a difusão do trabalho que diferentes atores sociais promovem em toda a região, com denominações como educação para os meios, educomunicação ou educação midiática e informacional.
Saiba mais sobre a convocatória
De acordo com o professor Ismar Soares, presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação, e um dos coordenadores da OLCAMI, a proposta do anuário é dar visibilidade aos estudos e às experiências que estão em processo. Os artigos deverão ser inscritos nos seguintes temas/áreas de trabalho, listados abaixo. Os resumos devem ser enviados até o dia 19 de junho.
Temas/Áreas de trabalho:
1. Avaliação de iniciativas de Alfabetização Mediática e Informacional
a. Estudos práticos (com descrição do projeto, incluindo suas referências teóricas e metodológicas)
b. Desenvolvimento de ferramentas de mensuração/avaliação
2. Boas práticas de Alfabetização Mediática e Informacional
a. Descrição e análise de boas práticas de AMI
b. Sistematização de experiências e de boas práticas latino-americanas e caribenhas
3. Desenvolvimentos teórico-conceituais
a. Pesquisas em curso
b. Estado da arte
4. Ensino de Alfabetização Midiática e Informacional
a. Marcos e desenvolvimentos teóricos
b. Análise de atividades e/ou ferramentas
5. Políticas de Educação para os meios, Educomunicação ou de Alfabetização Midiática e Informacional
a. Estudos de Casos
b. Comparação de contextos e das referências teórico/metodológicas
c. Análise de políticas