A importância de conversar com as crianças sobre preservação ambiental

Economia de recursos e horta em casa devem ser estimuladas desde cedo

Folha Vitória – José Renato Campos/02.12.2020

Qual a melhor maneira de ensinar a preservação do meio ambiente para as crianças? Quanto mais cedo essa questão for discutida, maiores são as chances de despertar a consciência ambiental nelas.

Os responsáveis têm o papel de educar os seus filhos e a preservação é um dos temas que devem ser ensinados. O mundo todo vive com problemas de poluição, desmatamento e aquecimento global, então precisamos mudar o atual cenário para garantirmos um futuro aos mais jovens.

A tecnologia em excesso e a conectividade exagerada muitas vezes limitam os jovens a desenvolverem seu lado emocional e racional. Por isso, é importante que os responsáveis mostrem às crianças um mundo além das telas digitais. Sendo assim, elas poderão entender melhor a importância da preservação ambiental.

Conceito dos 3 R’s
O consumo sustentável deve ser uma prática de todo o cidadão e as crianças devem entender desde cedo o conceito dos 3 R’s. As diretrizes são reduzir, eliminando a geração de resíduos tóxicos; reutilizar, utilizando os bens de consumo o máximo possível antes de descartá-los; e reciclar, reaproveitando todo tipo de material que possa servir como matéria-prima para um novo objeto.

Consequências do desperdício
As crianças precisam entender sobre o impacto das suas atitudes no mundo. Assim, é preciso que elas compreendam que ao desperdiçar recursos naturais ou descartar e trocar seus bens por outros mais novos, a natureza será impactada negativamente e, no futuro, podemos viver problemas como a falta de água, excesso de lixo e aquecimento global.

Economia de recursos
É difícil para uma criança entender que com lagos, rios e mares tão extensos é possível que a água do mundo acabe. Por isso, é preciso que os pais deem o exemplo de economia de recursos em casa, não desperdiçando água, apagando as luzes dos cômodos e desligando tomadas. Com essas atitudes e muita conversa, as crianças entenderão que cada um é responsável por manter e preservar a natureza.

Passeios ao ar livre
Só conseguimos valorizar aquilo que conhecemos. Por isso, as crianças precisam ter contato com a natureza e prezar por tudo que vem dela: água, alimentos, animais e plantas. Com um contato direito, as crianças entenderão como o ecossistema funciona e qual a importância dele para a vida humana.

Horta em casa
Muitas crianças sequer conhecem o nome de frutas e verduras ou entendem como eles chegam até a mesa. Por isso, uma das formas de ensinar a preservação é criar uma horta em casa. Mesmo que sejam pequenos vasos de manjericão, alecrim ou cebolinha, as crianças entenderão que é preciso cuidar, regar e preservar para que sempre exista o alimento.

Portanto, estimular a preservação do meio ambiente para crianças é muito importante e essa atitude faz com que elas sejam mais responsáveis e conscientes sobre suas atitudes e como elas impactam todo o mundo.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar

Passeio na Fazendinha do João Fubá

Os alunos da CMEI Dona Batistina Ferreira em Itabira MG, tiveram uma experiência incrível na Fazendinha do João Fubá. Eles foram recebidos pelo Sr Carlos, filho do Sr João Fubá,

Rio Morto vira inspiração para poesias

Na Escola Municipal Pérola Byngton no Rio de Janeiro, a poesia se entrelaça com o compromisso ambiental. ? Em uma aula cheia de inspiração, a Professora Érica com a turma