Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

A importância de conversar com as crianças sobre preservação ambiental

Economia de recursos e horta em casa devem ser estimuladas desde cedo

Folha Vitória – José Renato Campos/02.12.2020

Qual a melhor maneira de ensinar a preservação do meio ambiente para as crianças? Quanto mais cedo essa questão for discutida, maiores são as chances de despertar a consciência ambiental nelas.

Os responsáveis têm o papel de educar os seus filhos e a preservação é um dos temas que devem ser ensinados. O mundo todo vive com problemas de poluição, desmatamento e aquecimento global, então precisamos mudar o atual cenário para garantirmos um futuro aos mais jovens.

A tecnologia em excesso e a conectividade exagerada muitas vezes limitam os jovens a desenvolverem seu lado emocional e racional. Por isso, é importante que os responsáveis mostrem às crianças um mundo além das telas digitais. Sendo assim, elas poderão entender melhor a importância da preservação ambiental.

Conceito dos 3 R’s
O consumo sustentável deve ser uma prática de todo o cidadão e as crianças devem entender desde cedo o conceito dos 3 R’s. As diretrizes são reduzir, eliminando a geração de resíduos tóxicos; reutilizar, utilizando os bens de consumo o máximo possível antes de descartá-los; e reciclar, reaproveitando todo tipo de material que possa servir como matéria-prima para um novo objeto.

Consequências do desperdício
As crianças precisam entender sobre o impacto das suas atitudes no mundo. Assim, é preciso que elas compreendam que ao desperdiçar recursos naturais ou descartar e trocar seus bens por outros mais novos, a natureza será impactada negativamente e, no futuro, podemos viver problemas como a falta de água, excesso de lixo e aquecimento global.

Economia de recursos
É difícil para uma criança entender que com lagos, rios e mares tão extensos é possível que a água do mundo acabe. Por isso, é preciso que os pais deem o exemplo de economia de recursos em casa, não desperdiçando água, apagando as luzes dos cômodos e desligando tomadas. Com essas atitudes e muita conversa, as crianças entenderão que cada um é responsável por manter e preservar a natureza.

Passeios ao ar livre
Só conseguimos valorizar aquilo que conhecemos. Por isso, as crianças precisam ter contato com a natureza e prezar por tudo que vem dela: água, alimentos, animais e plantas. Com um contato direito, as crianças entenderão como o ecossistema funciona e qual a importância dele para a vida humana.

Horta em casa
Muitas crianças sequer conhecem o nome de frutas e verduras ou entendem como eles chegam até a mesa. Por isso, uma das formas de ensinar a preservação é criar uma horta em casa. Mesmo que sejam pequenos vasos de manjericão, alecrim ou cebolinha, as crianças entenderão que é preciso cuidar, regar e preservar para que sempre exista o alimento.

Portanto, estimular a preservação do meio ambiente para crianças é muito importante e essa atitude faz com que elas sejam mais responsáveis e conscientes sobre suas atitudes e como elas impactam todo o mundo.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags