Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Um jeito novo de ver e fazer cinema

Será o futuro do cinema que vem por aí? Cariocas têm até o dia 5 de maio para conferir o filme Ressaca, de Bruno Vianna. Inédito a cada sessão, o longa-metragem  tem  a seleção e ordem das seqüências determinadas ao vivo  pelo próprio diretor. Com a exibição em cinema digital, é possível armazenar os pequenos trechos do filme de forma que o autor, na própria sala de exibição, realize uma montagem na hora, mixando os pedaços e emendando com diferentes estilos de cortes e fusões.

“A medida que vou sentindo a reação das pessoas, vou fazendo alterações na história”, afirmou o diretor aos espectadores numa apresentação em Recife, que, mesmo após a sessão, continuavam na sala para saber mais sobre a nova tecnologia.

  

Basicamente, Bruno utiliza uma mesa touch screen (sensível ao toque) – criada especialmente para o projeto – para escolher e reorganizar cenas do filme. Na verdade, o filme tem uma interface para edição chamada Engrenagem. Ela foi desenvolvida com o apoio do centro de artes Hangar, em Barcelona, e foi projeto final do Master em Artes Digitais da brasileira Maíra Sala, na Universidade Pompeu Fabra, também da Espanha.

 

“Engrenagem consiste em uma tela tátil, que permite movimentar os elementos do filme com os dedos. Como a tela tem um metro de diâmetro e fica posicionada ao lado da tela principal do cinema, a platéia pode acompanhar todo o processo de edição”, explica Bruno. 

Ressaca  conta a história de um rapaz que passa pela puberdade e adolescência nos anos 80, vivendo o período que o país também passava por uma adolescência política e econômica. Sua família vai sofrer as consequencias dos planos econômicos e crises. “Esperamos que o esquema de exibição proposto filme espelhe o quebra cabeça social vivido naqueles tempos “, destaca o diretor.

Serviço:
Ressaca é exibido no Oi FUTURO  em  Ipanema
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema, tel.: (21) 3201-3010
Dias:  21, 28 de abril e 5 de maio
Hora: 21h
Ingresso: R$ 15

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar