Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Projeto de animação abre vagas

O Projeto de Animação Brasil-Cuba, a Secretaria do Audiovisual SAv -MinC, por meio do Centro Técnico Audiovisual (CTAv) e da Cinemateca Brasileira, e a Agência para Relações Internacionais, abrem as inscrições – de 13 a 30 de maio de 2011 – para a master class de ‘Desenvolvimento de projeto e conteúdo em Animação’ e para as oficinas de ‘Toon Boom storyboard PRO, ‘Toon Boom Harmony: animação’ e ‘Bonecos de madeira para stop motion: criação e planejamento’.

As atividades fazem parte da segunda fase de formação do Projeto de Animação Brasil-Cuba. O Projeto da SAv foi criado no âmbito de cooperação entre os governos cubano e brasileiro com o objetivo de promover a qualificação e especialização na produção de animação para crianças e a troca de experiências entre artistas e especialistas de infância dos dois países durante a realização da animação O Caminho das Gaivotas. A segunda fase, prevê a realização de atividades de qualificação e aperfeiçoamento em técnicas e conteúdos de animação para profissionais e novos talentos no Brasil.

O projeto de Animação Brasil-Cuba: formação e aperfeiçoamento conta com a parceria do Serviço Audiovisual da Embaixada da França, Toon Boom Animation Inc., Instituto Confluência e o apoio da Cinear, Bonfilm, Teatro da Maison de France, Cinemaison, Consulado da França no Rio de Janeiro, Festival de Cinema Francês, Embaixada do Brasil em Cuba, Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficos (ICAIC), Casablanca Rio de Janeiro e  CENTOeQUATRO.

MASTER CLASS E OFICINAS

Master class de ‘Desenvolvimento de projeto e conteúdo em Animação’ , por Alain Gagnol
Palestrante convidada Patricia Alves Dias

Carga horária: 3 horas
Dia 13 de junho
Teatro da Maison de France, Rio de Janeiro
Avenida Presidente Antônio Carlos, 58, Centro
Das 10h30 às 13h30

Público: profissionais e estudantes de cinema de animação, séries, games e mídias afins.

Conteúdo: Apresentação dos processos de criação e desenvolvimento de projetos e conteúdos de animação, desde o surgimento da ideia, passando, pela formatação do argumento, roteiro, story board, criação de personagem, direção de arte, a partir das experiências realizadas pelo artista, diretor e roteirista francês Alain Gagnol. 

Oficinas de ‘Toon Boom storyboard PRO’, por Stacey Eberschlag

Carga horária: 14 horas
Abertura e 2 módulos práticos para 4 turmas: 20 e 21; 20 e 22; 20 e 23; e 20 e 24 de junho
Centro Técnico Audiovisual, CTAv, Rio de Janeiro
Avenida Brasil, 2482, Benfica
A partir das 8 horas

Público: Profissionais, estudantes e novos talentos de story board e direção de filmes e séries de TV de animação.

Conteúdo: Exposição e apresentação de cases de sucesso e conceitos básicos de criação da narrativa de séries e filmes de animação; e a importância e função do story board. Exercícios práticos de criação de story board e animatic com a ferramenta Story Board PRO.

‘Toon Boom Harmony: animação’ por Stacey Eberschlag

Carga horária: 14 horas
4 módulos práticos para 2 turmas: 27 e 28 de junho, 29 e 30 de junho de 2011
Centro Técnico Audiovisual, CTAv, Rio de Janeiro
Avenida Brasil, 2482, Benfica
A partir das 9 horas

Público: Profissionais, estudantes e novos talentos da área de animação, assistência de animação e composição em filmes, série de TV em animação.

Conteúdo: Exercícios e estudos de casos de produção de animação com Toon Boom Harmony. Apresentação de conceitos e exercícios de paperless (sem papel), cut-out (recorte), design de personagem, rigging simples, lip-sync (sincronia labial), efeitos especiais, finalização e composição com a ferramenta Toon Boom Harmony.

Oficina de ‘Bonecos de madeira para stop motion: criação e planejamento’ por Daniel Herthel
Professor convidado Bárbaro Joel Ortiz

Carga horária 16 horas
De 20 a 23 de junho
CENTOeQUATRO, Belo Horizonte
Praça Rui Barbosa,  104, Centro
A partir das 14 horas

Público: Voltado para pessoas com uma prévia noção e interesse no processo de animação em stop-motion e com alguma experiência em trabalhos com madeira.

Conteúdo: Criação e planejamento de personagens de madeira para animação stop motion alinhados ao conteúdo narrativo e estético, são conceitos a serem abordados na oficina. O workshop prevê a criação, planejamento e construção de um personagem ou objeto, em madeira balsa, tendo como meta o entendimento de diferentes processos técnicos e soluções práticas na elaboração de seu movimento.

INSCRIÇÕES
 
As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas aqui até o dia 30 de maio de 2011. É obrigatório o envio do portfólio  (coletânea de filmes ou edição de obras mais representativas que você realizou ou participou)  pelos Correios até a data do dia 30 de maio. O material deverá ser enviado para o seguinte endereço: Avenida Brasil 2482, Benfica, Cep 20930-040, Rio de Janeiro. No envelope, deve constar: Inscrição Workshop e Oficinas Projeto Brasil-Cuba/SAv. Os materiais não serão devolvidos. Os mesmos, de acordo com a autorização do interessado, comporão banco de dados de animadores brasileiros que será criado pela SAv.

Cada interessado só poderá se inscrever em uma única atividade (master class ou uma das oficinas). Caso seja feita mais de uma opção, a inscrição será anulada. Os inscritos selecionados serão informados por e-mail.

Tanto a master class quanto as oficinas serão oferecidas gratuitamente. No entanto, a organização não arcará com passagens, hospedagens, alimentação e ou postagens dos portfólios dos candidatos.

Serão conferidos certificados aos selecionados que participarem de todos os módulos da máster class ou oficinas ao qual se inscreveu.


VAGAS E SELEÇÃO

– Master class de ‘Desenvolvimento de projeto e conteúdo em animação’
Oferta – 100 vagas, preenchidas de acordo com a ordem de inscrição

– Oficina de ‘Toon Boom storyboard PRO’
Oferta – 40 vagas
Processo de seleção – análise de portfólio

– Oficina de ‘Toon Boom Harmony: animação’
Oferta – 20 vagas
Processo de seleção – análise de portfólio

– Oficina de ‘Bonecos de madeira para stop motion: criação e planejamento’
Oferta – 10 vagas
Processo de seleção – análise de portfólio


PALESTRANTES E ORIENTADORES

Alain Gagnol (FOLIMAGE) é realizador, roteirista e diretor de arte francês de mais de uma dezena de filmes de animação, como “L’Egoiste”, “Lês Tragédies Miniscules”, “Le Couloir”, premiados em importantes festivais internacionais, como Hiroshima, Espinho, Bresse, Zagreb, entre outros. Realizou com Jean-Loup Felicioli Gagnol, o longa metragem “Une Vie de Chat” (http://www.uneviedechat-lefilm.fr), produzido pela Folimage (http://www.folimage.fr/boutique/index.cfm) e premiado no Festival de Berlin 2011 como Melhor Animação.

– Bárbaro Joel Ortiz (ICAIC), diretor, fotografo, criador e construtor de esqueletos e bonecos para filme de stop motion, cubano, assina a realização do filme “20 Años” (http://www.dailymotion.com/video/xc8nsh_20-anos_creation?start=0), premiado no Festival de Cine de Havana, Cine Pobre de Gibara, Festival Int. De Filmes de Família de Hollywood e Festival Int. De Cine de AVANCA.

Daniel Herthel (Projeto de Animação Brasil-Cuba), diretor, artista plástico, bonequeiro e fotografo de cinema e teatro, mineiro, é formado pela Escola de Artes Visuais da UFMG. Em 2007, foi contemplado com bolsa de residência artística pelo Programa Artists Links, na Inglaterra, realizando seu primeiro filme “Casa de MAquinas” (http://danielherthelvideos.blogspot.com), ao lado de Maria Leite. Foi diretor, criador e construtor de cenários e bonecos, e animador, ao lado de Bárbaro Joel Ortiz, do filme “O Caminho das Gaivotas”, do projeto de animação Brasil-Cuba.

–  Patricia Alves Dias (Projeto de Animação Brasil-Cuba) é produtora e criadora de projetos e conteúdo para infância em animação. Formada em animação pelo Acordo Brasil-Canadá, onde realizou seu primeiro filme “Presepe”, e co-dirigiu “ALEX”, produzidos pela Embrafilme e NFBC e premiados no CINANIMA e Festival de Havana. Foi fundadora e coordenadora dos Estúdios de Animação da MULTIRIO (http://bridgethink.org/blog/2010/03/19/multirio-march-active-org) onde produziu e criou as séries “Carta Animada pela Paz”, “Juro que Vi” e “Cantigas de Roda”, premiadas pelo Japan Prize, Festival de Ottawa, Animamundi, OETI e Unesco. Co-produziu “O Caminho das Gaivotas”.

Stacey Eberschlag (TOON BOOM ANIMATION Inc), diretor, supervisor de animação e criador de personagem, há mais de 14 anos, é formado em animação clássica pelo Sheridan College. Fez parte da equipe de realização da Amberwoord Entertainment, como diretor de inúmeros trabalhos, entre eles “Zeroman”‘ e “Hoze Houndz”. Trabalhou em conhecidas séries como Kick Buttoski, da Disney, e Jimmy Two-Shoes. Faz parte da equipe de instrutores da Toon Boom Animation (http://beta.toonboom.com) desde 2009.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar