Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Por dentro dos meios: MultiRio inicia segunda turma

Como ensinar Português, Matemática ou outras disciplinas utilizando elementos da mídia? Como transformar os meios de comunicação em ferramentas pedagógicas para o Ensino Fundamental? De que maneira é possível prender a atenção das crianças em sala de aula, despertar o interesse e melhorar o desempenho na escrita e na leitura? Esta é a proposta do curso de capacitação de profissionais de educação “Por dentro dos Meios”, que será oferecido, pela segunda vez, a partir do dia 9 deste mês, aos professores da Secretaria Municipal de Educação do Rio, por meio da MultiRio.

Criado por profissionais de educação e comunicação da OSCIP planetapontocom, o curso desenvolve a capacidade de comunicação, verbal e escrita, por meio do estudo da mídia e da produção de conteúdo para veículos de comunicação no currículo escolar. Pesquisa, entrevista, escrita e produção de conteúdo para jornal, rádio, TV e internet feitos por estudantes que, a partir disso, conseguem se posicionar de maneira crítica à grande quantidade de informações da sociedade midiática em que vivemos.

Com dois meses de duração, o curso é dividido em dois módulos que se complementam: o primeiro visa a estudar a história da comunicação – e as mudanças sociais que resultaram de cada inovação – além de mostrar a importância de sua inclusão na sala de aula. O segundo trata de temas específicos de midiaeducação e sua aplicabilidade no trabalho pedagógico. Tudo isso no ambiente interativo e de intercâmbio educativo do planetapontocom. 

O curso “Por Dentro dos Meios” motiva e disponibiliza instrumentos para que professores possam planejar aulas criativas. “O grande benefício em questão, entretanto, é o estímulo para que os jovens tenham uma inserção mais crítica e participativa no mundo da comunicação. Adolescentes mais capazes de entender as mídias, de ler seletivamente o intenso fluxo das mensagens ao redor, de elaborar um sentido ético e estético, e de estarem mais aptos a interagir na sociedade da informação”, explica Silvana Gontijo, presidente do planetapontocom.

1º Curso Virtual Por dentro dos Meios

O primeiro curso oferecido pela Secretaria Municipal de Educação do Rio, por meio da MultiRio, foi concluído por 125 professores. Na ocasião do encerramento, a presidente da MultiRio, Cleide Ramos, destacou a importância da experiência. “Foi uma ação altamente positiva para a Secretaria Municipal de Educação, para a MultiRio e para os professores que puderam vivenciar a prática de elaboração de projetos, repensar o currículo, trocar ideias com outros profissionais e explorar a sala de aula como espaço de comunicação. Nosso objetivo de qualificar tecnicamente e conceitualmente os professores foi atingido”, disse.

Saiba como foi a cerimônia de entrega dos primeiros formandos

Veja as fotos do evento

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio carlos
Antonio carlos
13 anos atrás

Gostei muito de saber sobre o curso, e gostaria muito de participar, pois uso a mídia com os alunos de minha escola. Pena que a informação do curso não chegue como deveria a escola.
Gostaria de ser comunicado a tempo de me inscrever para o próximo curso.

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar