Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Guia para o uso responsável da internet

Mais uma ajuda para uma boa navegação. Acaba de ser lançado o Guia para o Uso Responsável da Internet que pretende ser uma bússola de navegação para crianças, pais e professores interessados em tirar o melhor de suas experiências na web. O documento reúne dicas, orientações, sugestões de links, vídeos, reportagens, histórias em quadrinhos e algumas reflexões sempre atualizadas com o que há de mais novo no mundo virtual.

Um dos objetivos do texto é aproximar quem nasceu antes e quem nasceu depois do surgimento da internet para que a tecnologia seja usada de forma saudável e participativa por crianças e adultos. Afinal, a rede de computadores é, antes de tudo, uma rede de pessoas de todas as idades trocando informações e experiências.

“Devemos tomar cuidado para não demonizar as ferramentas na web. Eu, como pai, procuro aprender com meus filhos como posso navegar na web. Esse guia representa um desejo da sociedade de entender a web sem preconceitos. Muitos professores me procuraram para adquirir o guia quando souberam do seu lançamento!”, conta o jornalista Marcelo Tas, que participou, em São Paulo, de um debate no lançamento do Guia.

A proposta é que o material seja compartilhado em lan houses, escolas, telecentros e famílias. Há duas versões para a cartilha: a impressa, com tiragem de 50 mil exemplares, e a digital (http://www.internetresponsavel.com.br/criancas/por-que-o-guia.php).

“O material é de alta qualidade e uma importante ferramenta para promover o uso ético da Internet desde o primeiro clique. A simples leitura em família já é um importante encontro para fortalecer as relações de confiança entre pais e filhos, que ainda é considerada como uma tecnologia de segurança imprescindível dentro e fora da internet”, afirma o psicólogo Rodrigo Nejm, diretor de prevenção da SaferNet, ONG voltada para a navegação segura na web.

Quem acessar o site do Guia encontrará ainda as seções “O que é?”, com informações básicas sobre o material e sobre a Internet; “Segurança”, com dicas práticas de prevenção; “Netiqueta”, com regras de comportamento na web; “Lixo Eletrônico”, com esclarecimentos sobre o destino de equipamentos que não são mais usados; “Coisas Legais”, sugestões de links interessantes na Internet; “Jogos”, “Brincadeiras” e um “Glossário”, com termos usados na cultura digital. No ambiente há também histórias em quadrinhos e vídeos.

O ambiente destinado aos professores apresenta a seção “Ensinando com a web”. Para os pais, principalmente para aqueles com pouca familiaridade com o mundo digital, vale consultar a seção “Explorando a web”.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar