Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

MultiRio estreia série sobre a ciência do dia a dia

Detetives da Ciência

Que tal falar de Ciências de um jeito diferente? Essa é a proposta de Detetives da Ciência, produção da MultiRio com a consultoria do Instituto Ciência Hoje, que estreia no próximo dia 21, às 14 horas, na Band Rio. A série mostra histórias fictícias de dois adolescentes, Sofia e Pedro, que tentam desvendar mistérios do dia a dia por meio da investigação, da experimentação e da dedução. Nas aventuras, os jovens têm a ajuda de Madalena, mãe de Sofia, e de Dudu, pai de Pedro.

Com dez episódios, Detetives da Ciência aborda assuntos atuais, como a nanotecnologia, as células-tronco e a biodiversidade. O objetivo é apresentar os temas científicos de forma agradável e instigante, com uma linguagem que chama a atenção para a relação entre a ciência e a experimentação cotidiana. Além de incentivar o espírito investigativo do público infanto-juvenil, Detetives da Ciência instrumentaliza o professor para o desenvolvimento de atividades em sala de aula. O programa é voltado a estudantes de 11 a 14 anos, com ênfase no 6º ao 9º anos.

“Detetives da Ciência complementa o trabalho do professor, incentivando nos alunos esse espírito de curiosidade, fundamental para criar uma percepção da ciência integrada ao cotidiano. Os professores podem relacionar os temas abordados na série com outros assuntos ligados à ciência e explorar discussões éticas e sociais”, afirma o diretor do programa, Miguel Przewodowski.

A série também será exibida no canal 14 da NET, aos domingos, às 10h10; às terças, às 13h; e às sextas, às 8h30

Confira os dez episódios:

– Nanomundo
A ciência do ultracompacto possibilita o surgimento de aparelhos cada vez menores e com mais funções. A partir do sedutor aparato tecnológico, podemos desvendar a escala do superpequeno.

– Pequenas e de grande ajuda
O programa explora de que maneira as células-tronco podem ser utilizadas para benefício da saúde, além de falar de conceitos como a origem da vida e o espírito de cooperação.

– Para que me espetar tanto?
Em pauta, as vacinas. Por que é importante tomar vacinas e como elas funcionam nos nossos organismos?

– As formas da natureza
Como medir uma nuvem, a copa de uma árvore ou um órgão humano? Neste programa, vamos ver como a Matemática e a Biologia trabalham juntas nesse sentido.

– Menos fumaça
Pensando no futuro do planeta, os cientistas vêm desenvolvendo combustíveis de origem vegetal (biocombustíveis). Os conceitos de reduzir, reciclar e reutilizar se entrelaçam nessa temática atual.

– Quem mora na gota d’água?
Uma exploração do micromundo da água. Em pauta, como a poluição pode afetar sua qualidade, o passo a passo de seu ciclo e os fatores que fazem com que ela se torne cada vez mais rara.

– Herança genética
O assunto aqui é genética. De maneira lúdica, aprendemos o que a ciência consegue desvendar a partir da análise e manipulação do DNA.

– Alô, alô! Tem alguém aí?
Na pesquisa espacial, o que pode se tornar realidade? Um dia a Lua poderá ser habitada? Existe vida em outros planetas? Perguntas assim são discutidas neste episódio, sobre a Astronomia.

– Que tempo doido!
Mudanças climáticas. Qual a relação dos gases que compõem a atmosfera com a alteração da temperatura em nosso planeta? O que aconteceria na Terra sem os gases de efeito estufa?

– Tudo misturado e em harmonia
Biodiversidade: como as diferentes formas de vida interagem em determinados ecossistemas. O episódio leva à reflexão sobre o impacto que toda uma cadeia sofre com a exclusão de uma espécie.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar