Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Inclusão e acessibilidade em debate

Durante três dias, 50 jovens de todas as regiões do país estarão reunidos no Rio de Janeiro para o I Encontro Brasileiro de Juventude pela Acessibilidade. O evento acontece entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, no Hotel Novo Mundo, e faz parte do Programa Juventude pela Inclusão (JUV.IN), criado pela OSCIP Escola de Gente com o apoio da Fundação Avina.

Militantes e representantes de diferentes causas, jovens, de 18 a 29 anos, participarão de uma ampla programação que inclui debates, oficinas e dinâmicas de grupo. Há jovens médicos, enfermeiros, biólogos, estudantes do ensino médio, professores, psicólogos, cientistas sociais, artistas, por exemplo, que se reunirão por mais de 48 horas para uma formação em direitos humanos e acessibilidade. Muitos desses jovens atuam diretamente em políticas públicas em conselhos municipais, estaduais e municipais em seus territórios.

O encontro acontece em um momento histórico importante: no dia 7 de julho, foi aprovada no Senado a Proposta de Emenda Constitucional 42/2008, mais conhecida como PEC da Juventude, que insere o termo juventude no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal, mudança que aponta para o avanço das políticas públicas existentes, que passam ao patamar de política de Estado. Com a alteração, o capítulo VII do título VIII da Constituição, passará a se chamar “Da Família, da Criança, do Adolescente, do Jovem e do Idoso”.

Leia a entrevista que Claudia Werneck concedeu ao site do Rio Mídia, por ocasião do 8º aniversário da instituição. Nela, Claudia analisa o papel da mídia e a interface com as crianças e os jovens. 

O objetivo principal do encontro é formar agentes de promoção da acessibilidade entre as lideranças da juventude brasileira. Do total de participantes, 20% possuem algum tipo de deficiência física, intelectual ou sensorial. A meta é que o grupo seja sensibilizado para adotar os conceitos de vídeo, livro, encontros, sites, fóruns e debates acessíveis – geralmente conhecidos apenas pelas lideranças com deficiência – na defesa dos direitos humanos de qualquer causa: gênero, raça ou etnia, indígenas, orientação homossexual, defesa do consumidor no atendimento a pacientes em hospitais públicos, escolas e universidade, por exemplo.

“Não há sustentabilidade, sob qualquer ponto de vista, sem a prática da acessibilidade. Essa é uma das idéias que desejamos disseminar durante o evento. A acessibilidade deve ser percebida como condição indispensável para a garantia dos Direitos Humanos de todos. Sem acessibilidade, não há o exercício do direito à comunicação e, consequentemente, não há liberdade de expressão e intercâmbio de saberes”, destaca a superintendente Geral da Escola de Gente, Claudia Werneck

O I Encontro Brasileiro de Juventude pela Acessibilidade marcará também o lançamento, no Rio de Janeiro, do Manual da Mídia Legal 6 – Comunicadores(as) pelas Políticas de Juventude.  O volume completa uma coleção lançada pela Escola de Gente em 2003 e que tem como principal objetivo não só qualificar a mídia e profissionais de comunicação, como contribuir com qualquer grupo interessado em aprender mais sobre inclusão, direitos humanos e deficiência. A publicação reúne análise de mídia, legislação, reprodução de documentos acerca da construção dos marcos legais sobre Juventude e artigos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, tudo relacionado à análise de dez matérias publicadas na mídia brasileira.

Fórum Virtual – Como um dos principais objetivos do Encontro é criar e ampliar espaços para discussões em torno dos temas inclusão e acessibilidade, a iniciativa irá gerar um fórum virtual no site acessível da Escola de Gente (www.escoladegente.org.br). A ideia é que sejam sistematizadas 30 perguntas sobre acessibilidade com as devidas respostas dadas por especialistas. A expectativa da Escola de Gente é que esse fórum virtual, que poderá ser acessado por qualquer pessoa interessada pelo tema, beneficie diretamente 100 pessoas e cerca de 400 indiretamente.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar