Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

De olho na Copa do Mundo

Estudantes criam propostas de web séries com foco no campeonato mundial. Confira e assista a alguns trailers.

Por Larissa Maia

No final de 2013, a turma do segundo ano do curso de Narrativas para Mídias Digitais, do Colégio Estadual José Leite Lopes – Núcleo Avançado em Educação (NAVE) topou o desafio de participar de uma simulação de pitching para a escolha da melhor proposta de criação de uma web série com foco na Copa do Mundo. Divididos em sete grupos, os alunos tiveram  dois meses para idealizar, planejar e roteirizar o projeto.

Como primeiro passo, criaram uma empresa, uma produtora independente que ficaria responsável por produzir e vender a web série. A partir daí, os jovens produtores escreveram o projeto, contendo os elementos básicos da web série: nome, público alvo, objetivo, justificativa, detalhamento do programa, formato, cronograma, bem como a descrição detalhada do primeiro episódio da série. Além do projeto escrito, eles produziram também uma vinheta, uma espécie de trailer sobre a proposta. Para a turma, a parte mais animada do trabalho.

A partir do roteiro, os grupos correram atrás de locações, atores, cenários e figurinos. Tudo foi gravado e, posteriormente, editado por eles. O trabalho foi avaliado por uma banca composta por professores do próprio curso, onde puderam trocar experiências e aprendizagens.

Suspense, comédia, entrevistas, documentários e pratos típicos dos times da copa. Não faltaram temas e assuntos. Confira as ideias dos estudantes e alguns dos trailers produzidos:

Escanteio
Estudantes – Clara Callado, Giulia Ferrão, Higor Simões, Lívia Pimentel e Thamara Collares.
Trata-se de uma comédia que conta a história de seis jovens (Enício, Marcela, Fabiano, Roger, Helena e Juan) que compartilham uma mesma vontade: acompanhar os jogos da Copa do Mundo de 2014 que acontecerão no Brasil. Com muita diversão, companheirismo e uma pitada malandragem, a série foca em relações de amizade e como elas superam os desencontros de uma rotina pesada e corrida, a partir das confusões e dificuldades pelas quais a galera passa para conseguir assistir aos jogos. 

3×1
Estudantes – Amanda Brum, Amanda Waelti, Kelly Alves, Larissa Maia e Marcos Sales.
Conta a história de três amigas apaixonadas por futebol e que, atualmente, moram juntas. Elas querem ir ao jogo do Brasil na final da Copa do Mundo, mas acabam descobrindo que o ingresso está caro demais. Para resolver o problema, as meninas fazem um pacto: ninguém vai assistir ao jogo no estádio. Será? 

Com a bola: elas
Estudantes – Beatriz Soares, Jasmine Machado, Letícia Belém, Luana Cardoso e Thaynara Fernandes.
O programa fala sobre futebol na perspectiva da moda, beleza, evolução da mulher, quebrando o tabu de que futebol é coisa de homem. O principal objetivo do programa é aproximar o futebol do mundo da mulher.

Copa Tudo
Estudantes – Jéssica Constantino, Lucas Mendes, Luiz Carlos, Matheus Martinho e Tamires Oliveira.
O programa reúne humor e entretenimento. É composto por quadros que revelam o comportamento dos torcedores, no Brasile  no mundo, durante a edição de uma Copa do Mundo.  Além de entreter, o programa também traz notícias, curiosidades e fatos históricos do torneio.

A taça do mundo é nossa?
Estudantes – Anna Beatriz, Henrique Amorim, Larissa Rosas, Matheus Leão e Natasha Motta.
Web série de investigação policial. A taça da Copa do Mundo foi roubada e as forças policiais brasileiras farão de tudo para encontrá-la. O Capitão Ubirajara, encarregado do caso, terá que enfrentar relações pessoais turbulentas para poder concluir o caso e recuperar o troféu desaparecido antes que a FIFA mande fazer outro e o Brasil ganhe uma má fama ainda maior, já que nos anos 1970 a Taça Jules Rimet foi roubada em solo brasileiro.

Da cozinha ao ataque
Estudantes – Cristal Dias, Italo Gonçalves, Marcelly Tavares, Matheus Gomes, Matheus Gonçalves.
Para integrar os temas futebol e culinária, a web série mostra uma narrativa ficcional sobre o dono de um bar que é fanático pelos dois mundos tão distintos. Com a proximidade da Copa do Mundo, ele aproveita para promover seu estabelecimento. A cada semana, um país campeão diferente é abordado. A trama se desenrola entre pratos típicos e histórias sobre as maiores finais do campeonato.

Cultura no Prato
Estudantes – Adalgiza Soares, Daniel Peixoto, Daniele Dias, Evellyn Sereno e Maria Júlia Torres.
É uma web série que integra o tema Copa do Mundo com culinária, de maneira interativa e extrovertida, levando em consideração os jogadores de cada seleção e a rivalidade entre os países. Pretendemos unir quem gosta de culinária e não gosta de futebol e vice-versa, para que os mesmos percebam que ambos fazem parte da cultura de um país.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar