Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

O jornal na sala de aula

“Crianças e jovens não precisam de uma formação para usar quaisquer dispositivos de comunicação, isto acontece de maneira empírica. Eles têm o manuseio dos multimeios bastante naturalizado. O que precisam é de uma orientação para a desnaturalização do processo comunicacional”, destaca Wendel Freire.

   

Por Marcus Tavares

O jornal carioca O Dia promove no dia 16 de setembro o Encontro Nacional Mídia e Formação do Leitor. O evento faz parte do projeto O Dia na Sala de Aula, que existe há 14 anos. Voltado para as escolas públicas do município do Rio, o programa visa à constituição de um leitor crítico e antenado com as mudanças do mundo de hoje.

“Cada escola costuma enviar um ou dois educadores aos nossos encontros. Em seguida, visitamos as escolas e fazemos oficinas de midiaeducação, gêneros textuais, hemeroteca, entre outros temas, com o corpo docente inteiro”, explica Wendel Freire, coordenador do projeto.

Em entrevista à revistapontocom, Wendel conta mais detalhes e antecipa que as inscrições do programa para o próximo ano estarão abertas a partir de outubro.

Acompanhe:

revistapontocom – No que consiste o projeto O Dia na sala de aula? Quais são os objetivos? Existe há quanto tempo? Que tipo de trabalho é realizado?
Wendel Freire –
O Dia na Sala de Aula é um Programa de Jornal e Educação que, há 14 anos, trabalha colaborativamente com escolas públicas do Município do Rio de Janeiro. Além de levar a mídia impressa às salas de aula, com o trabalho focado na formação de um leitor múltiplo, o programa oferece oficinas de capacitação para educadores e eventos educacionais em torno de temas relevantes para a prática pedagógica. Entre mesas, oficinas e palestras, o diálogo entre Educação e Comunicação acontece tendo sempre em vista a construção de um espaço escolar não só repleto de leitores, ouvintes e espectadores críticos, mas também de produtivos emissores de textos diversos. Para tanto, trabalhamos na perspectiva da midiaeducação com o incentivo ao uso da mídia na dinamização de conteúdos curriculares, mas, também, à problematização da produção midiática e à produção de mídias escolares – sejam jornal mimeografado, jornal-mural, blog, rádio com microfone e caixa de som ou podcasting.

revistapontocom – De que forma as escolas participam?
Wendel Freire –
Cada escola costuma enviar um ou dois educadores aos nossos encontros, que acontecem, geralmente, no auditório do jornal O Dia. Visitamos as escolas e fazemos oficinas (midiaeducação, gêneros textuais, hemeroteca, entre outros temas) com o corpo docente inteiro. Quanto aos resultados, podemos citar o aumento do repertório temático e linguístico, do poder de síntese e de argumentação dos estudantes de classes que desenvolvem projetos com mídia. Eleva-se, igualmente, o protagonismo dos alunos que passam a produzir textos não para a gaveta do professor, mas para comunicação com outras turmas e até outras escolas. Há comunidades escolares que procuram dar vida ao seu cotidiano desenvolvendo projetos próprios – algo perfeitamente legítimo e possível – e outras que buscam unir a energia alheia às suas. O que não podemos é deixar o cotidiano escolar entregue a esmo.

revistapontocom – Qual é o papel do jornal na constituição de conhecimentos e valores de crianças e jovens?
Wendel Freire
– Crianças e jovens não precisam de uma formação para usar quaisquer dispositivos de comunicação, isto acontece de maneira empírica. Eles têm o manuseio dos multimeios bastante naturalizado. O que precisam é de uma orientação para a desnaturalização do processo comunicacional, afinal tal processo não se dá como fruta no pé. O jornalismo, e a sociedade como um todo, só tem a ganhar com o fomento ao acesso informativo, com a formação de leitores críticos, em plenas condições de exercer sua cidadania. A despeito da novidade que há no poder de emissão, possível com a mídia pós-massiva, pensar as transformações informacionais e comunicacionais que se desenrolam com a cultura digital é papel, também, do jornal impresso. O movimento de influências se dá tanto do meio digital (nova mídia) para o meio analógico (mídia tradicional) quanto o contrário.

revistapontocom – O projeto mantém então um diálogo direto com a redação do jornal O Dia? Existe um canal de comunicação?
Wendel Freire –
Abrimos negociações importantes. Já tivemos participações de jornalistas em nossos encontros e, certamente, iremos perpetuar este encontro. O que ainda não temos, mas estamos buscando, seja impresso, seja online, é um espaço para falar de bem-sucedidas experiências midiaeducativas em ambientes escolares e dar voz a crianças e jovens da classe popular.

revistapontocom – O projeto realizará o Encontro Nacional Mídia e Formação do Leitor. É o primeiro encontro neste sentido? Qual é a intenção?
Wendel Freire
– Ao longo de sua existência, o projeto realizou 14 edições da Jornada de Educação, um formato que atravessava diversos temas abordados em palestras, oficinas e exposições. Há quatro anos, passamos a promover um espaço para a discussão de cada tema, sem abandonar a complexidade, sem compartimentar saberes, mas dando um tempo maior para as discussões. A Jornada de Educação Inclusiva, por exemplo, abriu um espaço significativo para a reflexão sobre uma rede complexa de questões e se mostrou uma oportunidade preciosa de capacitação dos educadores para a prática includente. No mesmo período, passamos a convidar autores, educadores e pesquisadores para outros momentos, outros encontros, onde são abordados Alfabetização, Avaliação, Gestão Democrática e outros pontos fundamentais do âmbito pedagógico, eleitos em comum acordo entre o nós e os professores. O Encontro Nacional Mídia e Formação do Leitor [inscrições pelo e-mail [email protected]] é o primeiro de uma série (confira a programação). Minha expectativa é que os educadores reunidos nesse evento tragam contribuições para o universo escolar em questões como: Quanto e quando “interatividade”, “dialogicidade” e “hipertextualidade” ultrapassam a mera pronúncia dos termos, tornando-se realidade, através de práticas, como interpretação e avaliação crítica de textos e sua produção? Espero que, futuramente, o Encontro se realize em uma franca parceria entre O Dia na Sala de Aula e outros tantos projetos com preocupações semelhantes às nossas. Trabalharei para isso.

revistapontocom –  As escolas que tiverem interesse de participar do projeto O Dia na Sala de Aula …
Wendel Freire
– Àquelas unidades escolares que desejarem participar do programa, em 2011, deixo nosso contato [telefones (21) 2222.8197 (21) 0800.218.218]. Abriremos as inscrições no mês de outubro. Lembro que o Programa atende somente a escolas da rede pública.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mª da Penha
Mª da Penha
13 anos atrás

Achei bastante interessante este projeto, pois o jornal é de fácil acesso, mais barato e prático. Trabalho em escola pública e posso sentir a necessidade de nossos alunos em se manterem informados. Através do jornal escrito temos um leque infinito de opções de trabalho e informações ao alcance das mãos. Este tarabalho deve ser mais divulgado, pois acredito que nem todos os professores de âmbito público, tem conhecimento deste projeto.

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar