Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Cinema nacional obrigatório: você é contra ou a favor?

Por Marcus Tavares
Editor da revistapontocom

A Comissão de Educação do Senado aprovou na última semana projeto de lei do senador Cristovam Buarque que obriga estudantes de escolas públicas e privadas de todo País a assistirem, por mês, a pelo menos duas horas de longas brasileiros. Para virar lei, a proposta deverá ser apreciada pela Câmara dos Deputados e, posteriormente, sancionada pelo presidente da República. Ou seja: pode ser um daqueles projetos que ficam anos em tramitação.

Mas digamos que o projeto seja, em breve, sancionado. Sem dúvida alguma, é uma iniciativa bem-vinda. Mas muitas perguntas ficam no ar. Por exemplo: que longas serão exibidos para os alunos? Cada escola escolhe o que lhe convier? Em que aulas e em que contexto curricular os filmes serão apresentados? Com quais objetivos? Formação ou entretenimento? O cinema será didatizado como, de certa forma, fizeram com a literatura?

Como é que fica a questão dos direitos autorais? Ao pé da letra, as escolas, hoje, estão legalmente impedidas de exibir filmes — nacionais ou estrangeiros — em suas salas de aula sem a devida autorização da distribuidora. Conheço propostas de cineclubes escolares – por exemplo a da própria Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro – que tentam cumprir a lei sem alcançar êxito.

Outra questão: há longas brasileiros suficientes e diversificados para as crianças? O jornalista e escritor João Batista Melo fez as contas: entre 1908 e 2002 foram produzidos 3.415 filmes. Deste total, apenas 70 foram dedicados ao público infantil, sendo a metade deles assinada pelos Trapalhões. O levantamento fez parte da dissertação de mestrado do jornalista “A tela angelical: infância e cinema infantil”, defendida em julho de 2004 no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Em entrevista à rádio do Senado, o senador Cristovam Buarque disse que a proposta vai criar uma demanda para o futuro. Bem, se esta é a ideia, senador, só mesmo para o futuro.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kelly Toledano
Kelly Toledano
13 anos atrás

Todas ass questões levantadas pela matéria são importantes de serem debatidas.
Pra mim, essa imposição não vai resolver o problema do acesso ao cinema nacional.
Seria muito mais válido se o projeto de lei prevesse essa obrigatoriedade de exibição às emissoras de tv.

Rosa Soahre
Rosa Soahre
13 anos atrás

Sou contra, Cinema é divertimento e não obrigação. Eles deveriam sim dispor de cópias de filmes antigos na Escola, como os de Oscarito e Grande Otelo. Seria um material a mais para as professoras ilustrarem suas aulas.
Eu preferiria que fizessem uma lei que obrigasse os filmes brasileiros a ficarem mais tempo nos cinemas. É uma vergonha os block busters ficarem tanto tempo e os nacionais meras duas semanas qdo muito.

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar