Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Um dia no senado

Estão abertas as inscrições do Concurso de Redação do Senado Federal. Trata-se do Projeto Jovem Senador 2015, uma seleção anual do Senado Federal que tem o objetivo de promover, aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas, conhecimentos sobre a estrutura e funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. Os interessados devem escrever uma redação com o tema “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”.

Vinte e sete redações serão selecionadas, uma por unidade da Federação. Seus autores irão à Brasília para conhecer o trabalho do legislativo, bem como o processo de produção de um projeto de lei. Também poderão apresentar sugestões a serem debatidas pelos senadores.

De acordo com a diretora da Secretaria de Relações Públicas do Senado, Andréa Valente, o programa é importante em dois quesitos: estimula a escrita da Língua Portuguesa e fomenta a cidadania entre os jovens. “Ao conhecerem como funciona o parlamento, os estudantes entenderão a sua importância para a vida deles, da sua família e da sua comunidade. Após, conhecerem esse processo, terão a compressão de que todo cidadão brasileiro pode e deve acompanhar, bem como participar do trabalho legislativo”, afirma a entrevistada.

Para participar os estudantes devem estar matriculados na rede de ensino público e devem ter, no máximo, 19 anos. As redações deverão ser entregues, até o dia 21 de agosto. Após, este prazo, elas serão enviadas para uma comissão de especialistas da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) de cada estado que vai escolher as três melhores redações, que posteriormente encaminhará para a comissão julgadora do Programa Jovem Senador.

Leia o regulamento e participe

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
sandriele Bezerra da silva
sandriele Bezerra da silva
8 anos atrás

Até agora não entendi como funciona esse projeto.
Não sei nem como começar a minha redação

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar