A Turma do Planeta está presente no 1º Flipetrópolis – Festival Literário Internacional de Petrópolis, que começa amanhã, dia 1º de maio. Com atividades culturais acessíveis, inclusivas, antirracistas, éticas, educativas, artísticas e carregadas de conceito e de conteúdo, o evento é gratuito e aberto ao público.
Veja a programação completa no site
No centro de tudo, a literatura que reúne quase uma centena de escritores e escritoras na forma de encontros de duplas, em conversas sobre o tema “Arte, Literatura, Liberdade e Educação”. Essa primeira edição vai homenagear as autoras Ana Maria Machado e Conceição Evaristo e tem como patrono Juliano Moreira, psiquiatra negro que revolucionou o tratamento de pessoas com transtornos mentais no Brasil e lutou para combater o racismo científico. Ele faleceu em 1933, em Petrópolis. A escritora Tutsi Scholastique Mukasonga, natural de Ruanda, hoje morando na França, será a atração internacional do festival e participará de conversas e lançamento de livros. Haverá autores autografando seus livros após cada mesa de conversa que participarão.
Autora da coleção Turma do Planeta e presidente do planetapontocom, Silvana Gontijo estará presente neste sexta e sábado. Na sexta, às 14 horas, no auditório 2, dentro da programação InfantoJuvenil, participará da contação de história do livro O Enigma do Trocano, com fantoches e atividades de dramatização.
No sábado, às 11h30, participa, no auditório 2, também dentro da programação InfantoJuvenil de uma roda de debate: Literatura infantojuvenil: lugar de muitas vozes, com os escritores Otávio Jr e Trudruá Dorrico. Andrea Taubman, presidente da AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil) media a mesa.
Às 15 horas, na programação nacional, auditório 1, Silvana vai mediar a mesa Literatura Liberdade e meio ambiente, com a presença do jornalista André Trigueiro e Joana Silva. Na ocasião, Silvana vai apresentar o programa Esse Rio é Meu.