Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

PainelMar abre inscrições para II Seminário Inter-Redes Costeiras e Marinhas

ABPEducom/Marcelo Marcelino – 24/04/2020

O Painel Brasileiro para o Futuro do Oceano (PainelMar), plataforma colaborativa multissetorial que trabalha em prol do desenvolvimento de políticas públicas ligadas à vida e saúde dos oceanos, abre inscrições para o II Seminário Inter-Redes Costeiras e Marinhas. O evento começa nesta terça-feira, 28 de abril, e vai até 22 de maio de 2020. A ação faz parte do Programa Horizonte Oceânico Brasileiro (HOB). Para o primeiro debate, o conselheiro da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e consultor em Educomunicação do PainelMar, Rafael Gué Martini, e a associada Patrícia Zimmerman, estão entre os convidados.

O evento será realizado pela internet em formato de webinares, como forma de evitar a aglomeração e trânsito de pessoas durante a pandemia de covid-19. A proposta dos encontros é discutir ideias apresentadas pelos times de pesquisa-ação formados na primeira edição do evento, que ocorreu em 2019 e envolveu a visita a órgãos públicos e autarquias, debates e uma audiência pública no Congresso Nacional que contou com a apresentação dos temas discutidos no seminário. Para a nova edição, o objetivo é acolher perspectivas dos times para a produção do II Plano de Ação Inter-Redes, que orienta o conjunto de atividades futuras das equipes envolvidas no projeto.

O seminário reúne em sua programação profissionais, educadores, acadêmicos e representantes governamentais para o levantamento de propostas efetivas para o cuidado e proteção dos oceanos. O compartilhamento de experiências e informações e a organização colaborativa dos materiais e documentos orientam os times a elaborar um plano estratégico na esfera pública, como a proposta de criação de leis, regulamentações e resoluções. Além disso, o encontro tem o objetivo de mobilizar atores individuais, coletivos e institucionais em torno das diversas questões ligadas à vida marinha brasileira.

Os temas definidos para os próximos webinares envolvem a sustentabilidade nos oceanos, educomunicação socioambiental, governança e relações internacionais, justiça no meio ambiente, planejamento espacial marinho, formações colaborativas em redes e o estudo de propostas ambientais no campo legislativo.

Origem e perspectivas futuras

Fundado em 2015, após os preparativos para a conferência Rio+20 de 2012, e com a missão comum de organizar e mobilizar entidades e indivíduos da sociedade e ligados à grupos de pesquisa, estudo ou povos tradicionais diretamente conectados à vida marinha, o PainelMar é uma entidade de articulação de diversas áreas do conhecimento (científico, tecnológico e popular) para a comunicação, capacitação educacional e influência na tomada de decisões no âmbito público. Dentre as ações concretas consolidadas estão o lançamento de relatórios e a criação de atividades e projetos de capacitação educomunicativos, especialmente aqueles que envolvem Alfabetização Midiática e Informacional (AMI).

O Horizonte Oceânico Brasileiro (HOB), por sua vez, é um programa ligado ao PainelMar com a proposta de formar uma comunidade de especialistas de diversos campos para articular 40 redes de conhecimento costeiras e marinhas brasileiras existentes e, deste modo, consolidar a agenda de debates, estratégias e ações do PainelMar. O HOB tem como finalidade o fomento do protagonismo de profissionais e estudantes em início de carreira interessados no desenvolvimento de saberes e políticas públicas alinhadas ao 14º Objetivo da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável: Vida na Água.

Tendo a Educomunicação e o mandato coletivo como princípios norteadores dos times de pesquisa-ação, o HOB organiza suas atividades em três eixos de atuação que agregam as equipes temáticas do programa, de acordo com a especificidade do campo: ecológico, político e social. As interações e conversações entre os grupos são fundamentais para o fortalecimento de uma grande rede de cooperação.

Serviço

II Seminário Inter-Redes Costeiras e Marinhas
Inscrições: site oficial do PainelMar
Período: 28 de abril a 22 de maio de 2020
Realização: Painel Brasileiro para o Futuro do Oceano – PainelMar
Investimento: gratuito
Leia também: PainelMar mapeia educomunicadores das zonas costeira e marinha

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar