Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Crianças na sala de aula

Mudanças climáticas e sala de aula

O assunto é uma oportunidade para abordar questões presentes no dia-a-dia como consumo e cadeia produtiva

O assunto é uma oportunidade para abordar questões presentes no dia-a-dia como consumo e cadeia produtiva

De acordo com estudos das Nações Unidas (ONU), até 2030 a temperatura média do planeta vai ter subido 1,5ºC, com consequências graves para o ecossistema, a agricultura e o dia-a-dia das pessoas. A menos, é claro, que cada um de nós aja para evitar que isso aconteça.

A ONU enfatiza que o combate às mudanças climáticas é um esforço que deve ser conjunto e contar com a participação de todos os setores da sociedade. Empresariado, sociedade civil, voluntariado e classe política devem agir juntos para minimizar os impactos ambientais que um aquecimento acima da média pode causar.

Pensando nisso, existem ações que podem ser incentivadas dentro das salas de aula. A CNN publicou um artigo que traz algumas medidas simples, e muito mais eficazes na luta contra as mudanças climáticas do que a gente pensa.

Uma atitude simples e que faz muita diferença é ajudar a diminuir o desperdício de comida. De acordo com a ONG Project Drawdown, 8% das emissões globais de gases do efeito estufa é fruto do desperdício de comida em todas as etapas da cadeia produtiva. Esse é um assunto fácil de abordar em sala de aula, já que todos concordam que desperdiçar comida é inadmissível num planeta com tanta fome.

Além disso, o assunto é um gancho simples e intuitivo para uma introdução aos conceitos básicos de cadeia produtiva. De onde a comida veio e para onde ela vai? Falar sobre práticas como a compostagem pode abrir os olhos dos alunos para a relação entre consumo e meio-ambiente.

Mudar de lâmpadas fosforescentes e fluorescentes para lâmpadas de LED também pode ser uma iniciativa boa de incentivar na sala de aula. Também segundo a Project Drawdown, lâmpadas de LED são mais caras na aquisição, mas economizam dinheiro na conta de luz e na durabilidade do produto.

O impacto ambiental também é muito grande: o LED consome muito menos energia, o que poupa eletricidade e economiza recursos naturais. E é essa semente de informação que as crianças podem levar para dentro de casa através de dinâmicas de conscientização ou deveres de casa sobre o consumo médio da energia elétrica das residências. Economizar água, proteger nossos rios e demais recursos hídricos e reciclar lixo são questões que rendem aprendizado sobre os impactos no meio ambiente e mudança de atitude.

Discutir mudanças climáticas em sala de aula abre margem para uma série de assuntos relevantes da formação das crianças como o impacto ambiental das ações do dia-a-dia, hábitos saudáveis para o planeta, consumo consciente e cadeia produtiva de bens de consumo.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar