Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Faça parte da rede

A Plataforma Colaborativa de Aprendizagem Mapa da Infância Brasileira foi oficialmente lançada na última semana.  Trata-se de um projeto que quer reunir atores e iniciativas que impactam na qualidade de vida das crianças, suas famílias e comunidades. Para participar é preciso fazer o cadastro pessoal e enviar as iniciativas e conteúdos.

Idealizado e coordenado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento, o projeto iniciou suas ações em 2013 com a pesquisa “Espaços e Programas humanizados para as crianças de São Paulo”, que reuniu em uma cartografia redes, coletivos, fundações, políticas, ONGs, institutos, plataformas de financiamento coletivo, meios de comunicação e inúmeros outros atores, iniciativas, programas e espaços que desenvolvem ações que impactam na qualidade de vida das crianças na cidade de São Paulo.

Em 2014, reuniu presencialmente em São Paulo um grupo de especialistas (think tank) para discutir o mapeamento e pensarem caminhos para a continuidade do projeto. No encontro, realizado na sede do Instituto Alana, participaram representantes das seguintes iniciativas: Instituto Elos, Ato Cidadão, Ifan (Instituto da Infância), Associação Comunitária Monte Azul, Fundação Abrinq, Aliança pela Infância,Movimento Boa Praça e Periferia em Movimento, Sub Prefeitura da Sé, Terre des Hommes, Instituto Alana, Rede Nacional Primeira Infância, Instituto C&A, Pombas Urbanas, CNRVV, OS Santa Catarina, INEP, Fundação Bernard Van Leer, IPA, Basurama, Instituto Arcor, Ponteaponte, Núcleo de Estudos da Violência da USP, São Paulo Carinhosa, Equidade para a Infância e a equipe do NEPSID. Na sequência foi criada página do MIB no Facebook, na qual postamos as iniciativas mapeadas e inúmeras outras experiências e notícias.

Como proposta de ampliação dessa primeira pesquisa, surge então o Mapa da Infância Brasileira (MIB), que tem como missão articular, mobilizar e criar sinergias entre os diversos atores e iniciativas voltados para as crianças no Brasil, congregados de forma colaborativa por meio de uma plataforma de aprendizagem. Lançado no segundo semestre de 2015, o MIB é um convite para que empreendedores e atores sociais que fazem parte desta plataforma com foco no estímulo à aprendizagem e à cooperação possam inspirar muitos outros empreendedores a desenvolver iniciativas e a dialogar.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar