Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

CEBDS lança nova edição do Guia de Comunicação e Sustentabilidade

Um movimento antagônico marca a sustentabilidade atualmente. Enquanto o espaço nas editorias dos jornais diminui, o tema ganha força dentro das empresas e direciona, inclusive, decisões de investimentos de grandes grupos empresariais. Então, como comunicar a sustentabilidade, concorrendo com outras pautas e fazendo a correlação entre a agenda do desenvolvimento sustentável e temas do dia-a-dia, que vão desde a atual pandemia, até a falta de água e saneamento, transição energética, educação e saúde pública?

De olho na necessidade de comunicar as melhores práticas e engajar a sociedade em torno de produtos e serviços mais sustentáveis, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) lança, em junho, a segunda edição do Guia de Comunicação e Sustentabilidade. A publicação será lançada em uma série de webinares entre os dias 8 e 10 de junho, das 10h às 11h30. Os debates abordarão como a comunicação da sustentabilidade vem sendo tratada pelas empresas e organizações para comunicar causas e gerir riscos de reputação, além de garantir que os negócios sejam mais resilientes.

O objetivo é auxiliar tanto as grandes empresas a se comunicarem melhor, como orientar estudantes de comunicação interessados no tema, e servir de bússola para jornalistas não especializados a se ambientar com o tema e fazer a conexão da pauta diária com essa agenda.

Essa edição do guia renova a que havia sido lança em 2009, quando ainda não existiam nem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU em 2015, ou mesmo o Acordo de Paris, quando Nações e empresas se comprometeram a reduzir as emissões de Gases do Efeito Estufa.

“Falar de sustentabilidade não é apenas falar de ecologia e preservação, mas de como a sociedade opera e sobre como garantir que as pessoas tenham qualidade de vida, respeitando os limites do planeta, para que as próximas gerações possam receber um mundo melhor. No futuro, as empresas mais bem-sucedidas, serão as mais sustentáveis, principalmente em um cenário de consumidores cada vez mais engajados e preocupados com o impacto das atividades empresariais”, diz a presidente do CEBDS, Marina Grossi.

Nesse cenário, sustentabilidade e reputação são indissociáveis, mensagem já compreendida por 84% das empresas participantes da pesquisa realizada para compor a nova edição do Guia de Comunicação e Sustentabilidade. A publicação também apresenta dados de levantamento e de entrevistas feitas com jornalistas de diversos veículos da grande mídia, apontando as principais lacunas para uma comunicação mais efetiva por parte das empresas.

O Guia de Comunicação e Sustentabilidade tem patrocínio da Toyota, BRK Ambiental, CBA, Diversa, Ecolab, Heineken, Michelin, Eletrobras e apoio da Aberje, Agência Lupa, Projeto Colabora e WayCarbon.

Conheça a programação completa dos webinares e saiba como se inscrever:

08/06 – Comunicação de Causas – INSCRIÇÃO

ABERTURA: Marina Grossi, Presidente do CEBDS, e Aberje

APRESENTAÇÃO DO GUIA: Kelly Lima, Gerente de Comunicação do CEBDS

ORIENTAÇÃO DO TEMA: Germana Moura, Diretora da Approach Comunicação

DEBATE

Carlos Almiro de Melo – Head de Sustentabilidade da BRK Ambiental

Ornella Guzzo – Gerente Sênior de Sustentabilidade da Heineken Brasil

Ricardo Voltolini – Ideia Sustentável

Silvana Gontijo – Planetapontocom

MODERAÇÃO: Flávia Oliveira, Colunista do Jornal O Globo

09/06 – Resiliência e Inovação – INSCRIÇÃO

ORIENTAÇÃO DO TEMA: Karla Melo – Casa da Moeda

DEBATE

Viviane Mansi – Diretora Regional de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota e Presidente da Fundação Toyota do Brasil

Andréia Coutinho – Coordenadora de Comunicação do Instituto Clima e Sociedade

Orson Ledezma – CEO da Ecolab

Agostinho Vieira – Projeto Colabora

MODERAÇÃO: Ana Carolina Amaral, Jornalista da Folha de São Paulo

10/06 – Risco e Reputação – INSCRIÇÃO

ORIENTAÇÃO DO TEMA: Tatiana Maia Lins, fundadora da Makemake

DEBATE

Sonia Favaretto, Jornalista e SDG Pioneer pelo Pacto Global da ONU

Lucia Casasanta – Diretora de Governança, Riscos e Conformidade da Eletrobras

Michelin

CBA

MODERAÇÃO: Gilberto Scofield, Diretor da Agência Lupa

SOBRE O CEBDS

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) é uma associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil, além de divulgar os conceitos e práticas mais atuais do tema. Fundado em 1997, reúne cerca de 60 dos maiores grupos empresariais do país, responsáveis por mais de 1 milhão de empregos diretos. Representa no Brasil a rede do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), que conta com quase 60 conselhos nacionais e regionais em 36 países e de 22 setores industriais, além de 200 grupos empresariais que atuam em todos os continentes. Mais informações: https://cebds.org/.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar