Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Esse Rio é Meu: conheça os professores/articuladores do projeto junto às CREs da Secretaria Municipal de Educação do Rio

Conheça os articuladores do Esse Rio é Meu 2023.

Por Marcus Tavares

Eles têm uma nobre missão: intermediar junto às escolas de suas respectivas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro o projeto Esse Rio é Meu. Muito trabalho? Sem dúvida, pois trata-se de uma entre várias tarefas a serem desempenhadas. Mas uma coisa é certa: depois que os articuladores, como são chamados, conhecem o programa, eles se engajam de tal forma que contagiam e instigam as escolas de suas CREs a se envolverem cada vez mais. E o resultado é muito gratificante para toda a comunidade.

O projeto Esse Rio é Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos rios da cidade. A Prefeitura do Rio conta com 1542 unidades escolares, divididas por 11 CREs.

Que o diga a professora Ana Cristina Braga Cardoso, que está completando 34 anos de magistério, com experiências na rede particular e pública. Na Prefeitura do Rio de Janeiro, ela está há 13 anos, sendo nove deles como regente de turma numa escola bilíngue, no Complexo do Alemão. Também já esteve à frente de duas coordenações pedagógicas da rede.

Até dezembro do ano passado, ela integrava a Equipe da Gerência de Educação da 3ª CRE da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, onde teve um papel importante na articulação do projeto Esse Rio é Meu junto às escolas da rede que participavam do programa. Em entrevista à revistapontocom (clique aqui e leia na íntegra), ela contou como a função que exerceu foi gratificante e inspiradora.

Em 2023, novos professores assumiram a nobre missão. Veja abaixo a relação dos articuladores do projeto Esse Rio é Meu. E que o ano letivo seja repleto de boas notícias e atividades.

ARTICULADORA – 1ª CRE
Vanessa Lima
Assistente II da Gerência de Educação da 1ª CRE. Sou Pedagoga, com pós-graduação em Gestão Educacional e Orientação Pedagógica. Tenho 14 anos de rede (faço 15 em agosto). Sou professora da Rede Municipal de Duque de Caxias também.

ARTICULADORA – 2ª CRE
Alessandra Alexandroff Netto

Focal da 2ª CRE, sou Assistente II da GED. Professora de Música da Rede desde 2013. Formada em Música, Pedagogia e Educação Musical, mestranda em Música pelo PPGM- UFRJ.

ARTICULADORA – 3ª CRE
Denise Vale Pereira do Nascimento
Sou professora da rede desde 2003. Pedagoga, pós-graduada em gestão escolar. Durante esse tempo, atuei como Professor II (Professor do Ensino Fundamental – 1º segmento), coordenadora pedagógica e diretora-adjunta. Recebi o convite para trabalhar na GED da 3ª CRE em 2020. Articulo e acompanho projetos nas escolas da 3ª CRE.

ARTICULADORA – 4ª CRE
Elaine Moledo

Professor II (Professor do Ensino Fundamental – 1º segmento) e Professor de Educação Infantil (PEI) há 11 anos na Rede Municipal do Rio de Janeiro. Licenciatura em Artes Visuais. Atuei como professora de sala de leitura, como adjunta em um Espaço de Desenvolvimento Infantil, equipe, Assistente II responsável pelos Projetos Pedagógicos Extracurriculares. Atualmente estou Assistente I na Gerência de Educação da 4ª CRE.

ARTICULADORA – 5ª CRE
Lanna Ruffatto Dantas de Souza

Professora de Educação Infantil, com Licenciatura em História e Pós- Graduação em História do Brasil. Atualmente atuo na Gerência de Educação da 5ª CRE na articulação do Programa Saúde na Escola e dos Projetos da SME. Apaixonada pela intersetorialidade e tudo o que ela representa na Educação.

ARTICULADORA(S) – 6ª CRE
Denise Cruz

Mulher preta, mãe de Carolina, professora, pedagoga, pós-graduada em Educação.

Heloísa Araújo
Mãe da Isabelle, pesquisadora educacional, professora, especialista em Neurociência pedagógica, alfabetização e letramento.

ARTICULADOR – 7ª CRE
Gustavo Henrique Wanderley

Professor de Artes Cênicas na SME desde 2017, atuando como Assistente da Gerência de Educação da 7ª CRE neste momento. Acredita bastante no potencial de aprendizagens vivenciadas nos projetos extracurriculares, em especial naqueles que proporcionam desenvolvimento artístico-corporal e se relacionam de forma viva com o entorno comunitário escolar. Possui pós-graduação em Ensino Contemporâneo da Arte (UFRJ) e Educação Psicomotora (Colégio Pedro II), além de integrar o Conselho Gestor das Unidades de Conservação do Mosaico das Vargens.

ARTICULADORES – 8ª CRE
Ruth Nóbrega

Formada em Letras/ Espanhol pela UERJ e pós-graduada em Língua Espanhola pela FEUC. Completo 23 anos na Secretaria Municipal de Educação, onde já atuei como docente de Língua Espanhola, regente de Sala de Leitura e Diretora-adjunta. Atualmente estou lotada na Gerência de Educação da 8ª CRE. Desde 2019, acompanho as salas de leituras, escolas bilíngues e projetos de extensão curricular.

Fabiano Duarte Magalhães
Formado em Educação Física pela UNISUAM e Pós-graduado em Educação Física Escolar pela Universidade Cândido Mendes. Foi regente de turma por 5 anos e atualmente é Assistente II da Gerência de Educação da 8ª CRE onde lidera todos os projetos de extensão curricular, entre os quais está o Esse Rio é Meu. Ele também acompanha todas as escolas vocacionadas para o esporte, intituladas de GEO – Ginásio Educacional Olímpico.

ARTICULADORA – 10ª CRE
Denanci Lopes

Professora do Município do Rio de Janeiro. Pedagoga. Mestre em Educação, Comunicação e Cultura (UERJ). Mãe e esposa e com muita gratidão pela vida.

ARTICULADORA – 11ª CRE
Vanessa Campelo

Professora nas redes municipal e estadual do Rio de Janeiro. Bióloga, especialista em Laboratório Clínico e Diagnóstico inVitro. Assistente na Gerência de Educação da 11ª CRE.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar