Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

A cultura digital

Por Christiana Pedroso
Coordenadora de comunicação do planetapontocom

Pode-se dizer que a cultura digital está ligada diretamente com a internet, ou seja, com um novo mundo caracterizado por novas formas de se relacionar e de se comunicar atrelados ao avanço da tecnologia dos últimos anos que parece ser infinito. As novas estruturas de comunicação marcaram diferentes momentos ao longo da história até o mundo moderno, como os telefones, a televisão, os computadores e os portáteis, que são os meios onde a era digital tem um crescimento de alta velocidade desde o século XIX.

“Hoje a sociedade vive em rede”.

Quando um novo meio digital é inserido em rede, ele tem o poder de fazer mudanças logo em seguida na sociedade, e isso está diretamente ligado ao comportamento de cada indivíduo. Não conseguimos imaginar o mundo sem estar conectado. A comunicação hoje é facilitada pelo meio digital, o que torna a comunicação direta, olho no olho, cada vez mais distante desde os nossos primeiros passos.

Não podemos esquecer de falar da Web 2.0, onde surgiram as redes sociais: uma grande revolução a partir do surgimento da internet. Ela permitiu que a nossa vida fosse compartilhada com o mundo. Uma simples foto, nossos gostos e opiniões podem, agora, atingir milhares de pessoas em tempo real. Se pararmos para pensar, sempre vivemos em rede, todos nós tínhamos amigos no trabalho, na escola, onde morava, mas hoje, podemos viver tudo isso on-line.

Portanto, vivemos numa Era onde as novas formas de comunicação e linguagem digital influenciam diretamente na nossa cultura, fazendo com que hábitos, rotinas e atitudes sejam alteradas a cada momento. A internet passa a ser mais um membro de cada família, tornando-se impossível de tê-la distante da sociedade e do mundo.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar