Futuro começa agora

Por Roan Saraiva
Do Departamento de Mídiaeducação do Nave Recife

Na Escola Técnica Estadual Cícero Dias – Núcleo Avançado em Educação (Nave), localizada no Recife, planejar o futuro é tão importante quanto a busca pelo conhecimento. Há cinco anos, a instituição investe no projeto Plano de Vida, que visa a refletir junto aos estudantes o futuro deles, sonhos, desejos e objetivos. A ideia não é definir o futuro, mas projetá-lo. É desta forma que os professores acreditam que o processo de ensino e aprendizagem torna-se mais eficaz.

No início deste ano, o projeto começou com um bate papo entre os novos alunos e os que já passaram por lá. Arthur Silva, Cristiane Nunes, Felipe Brasil, Guilherme Henrique, Guthemberg Silva e Laura Lima foram convidados a voltar para a escola. Desta vez, para trocar experiências e vivências que aconteceram no Ensino Médio e que hoje marcam a vida de cada um no mercado de trabalho.

Formada em Pedagogia e em Gestão Portuária, Laura Lima, 22 anos, ficou emocionada com o encontro. Uma das primeiras estudantes do Nave Recife, Laura é, atualmente, como coordenadora pedagógica de uma instituição de ensino. Segundo ela,  a passagem pelo Nave foi intensa, possibilitando um grande aprofundamento de reflexões e atitudes.

Ex-estudante do curso de Multimídia, Cristiane Nunes, 20 anos, destacou que o curso médio e técnico realizado no Nave abriu as portas. “Foi por meio dele que consegui o meu primeiro emprego e passei no vestibular. As minhas conquistas são frutos dos três anos”, comemorou a jovem estudante que cursa, hoje, o 6º período do curso de Design na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e trabalha, há três anos, no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, na área de interface mobile e desktop.

Guilherme Henrique, 20 anos, também fez coro às afirmações das jovens. “Além do viés profissional, aprendi muitos valores como respeito, trabalho em time e o real sentido da palavra de educação. Até experiência política eu tive, sendo o presidente do grêmio em 2012. Os professores e a rotina da escola ajudam os educandos não apenas para se tornar um bom estudante, mas também para se tornar um cidadão ético”, afirmou o estudante que hoje cursa o 4º período de Engenharia da Computação, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) .

Durante toda a atividade, os novos estudantes da escola fizeram perguntas sobre as mais diversas questões relacionadas ao Nave e os ex-educandos tiravam as dúvidas. Ao final, os ex-alunos agradeceram a oportunidade e reforçaram a importância daquele momento de troca. “Acreditem nos nossos exemplos. Desejamos que consigam tudo o que almejam. Vocês são capazes de conseguir o mesmo”, concluiu Guilherme. Cristiane Nunes complementou: “Já estive nesse lugar aí. Vocês terão uma visão diferente de futuro, com mais expectativas. Paro e penso um pouco em como o tempo passou rápido, em tudo que vivi aqui e que vocês também irão viver”.

A Escola Técnica Estadual Cícero Dias faz parte do projeto NAVE (Núcleo Avançado em Educação) – nome pelo qual a instituição também é reconhecida – que é composto de um centro de pesquisa, uma escola estadual de Ensino Médio integrado e um centro de disseminação. Trata-se de uma parceira entre o Instituto Oi Futuro e a Secretaria de Estado de Educação de Pernambuco.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votos
Avaliação
Inscrever-se
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
roan
roan
9 anos atrás

Foi um momento riquíssimo de troca de experiência e reflexão sobre o passado e futuro.

Temos certeza que os nossos educandos ficaram sensibilizados com a história e conquista de cada ex-educando, além da motivação de planejar o seu futuro.

Agradecemos a disponibilidade e participação dos ex-educandos!

Seguimos com o trabalho para ajudar os jovens a projetarem o seu futuro!

Hildo Bronzeado Batista
Hildo Bronzeado Batista
9 anos atrás

Os valores na concepção estrutural para uma nova dinâmica de um modelo de ensino tem que ser concebido , em uma metodologia, a formação do aluno do ensino integral dê a eles toda condição de espaço físico ,como uma diversão lúdica para o desenvolvimento da inteligência humana , onde pode ser na questão teatral, artes plásticas, tudo que se possa dimensionar o celebro , a imaginação .

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar