Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Prêmio ANA 2023: melhores ideias para cuidar das águas e do saneamento básico no Brasil

Inscrições serão recebidas até o dia 22 de março de 2023.

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) lançou nesta segunda-feira, 19 de dezembro, o Prêmio ANA 2023: as melhores ideias para cuidar das águas e do saneamento básico no Brasil. Em sua 8ª edição, o prêmio tem o objetivo de reconhecer o mérito de iniciativas que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a promoção da segurança hídrica, da gestão e do uso sustentável dos recursos hídricos, e para soluções voltadas à melhoria e ampliação dos serviços públicos de saneamento básico, visando ao desenvolvimento sustentável do Brasil.

As inscrições podem ser realizadas gratuitamente pelo hotsite premio.ana.gov.br até 22 de março de 2023 para 10 categorias: Governo; Empresas de Micro ou de Pequeno Porte; Empresas de Médio ou de Grande Porte; Organizações Civis; Educação – Ensino Fundamental, Médio e Educação não Formal; Educação – Ensino Superior e Pesquisa; Comunicação – Mídia Audiovisual; Comunicação – Mídia Impressa ou Sonora; Organismos de Bacias e Entidades Reguladoras Infranacionais do Setor de Saneamento Básico.

Os vencedores ganharão o Troféu Prêmio ANA e poderão utilizar em seus materiais de divulgação o “Selo Prêmio ANA: Vencedor”. Os três finalistas de cada categoria terão o direito ao uso do “Selo Prêmio ANA: Finalista”, além de compor o Banco de Projetos do Prêmio ANA. Uma novidade desta edição é que projetos que não forem finalistas ou vencedores, mas que se destacaram por contribuir para os objetivos da premiação, também poderão compor o Banco de Projetos, a partir da avaliação da Comissão Organizadora.

A Comissão Julgadora do Prêmio ANA 2023 será composta por 10 membros externos à ANA e com notório saber nas áreas abrangidas pelas categorias da premiação. Um representante da Agência presidirá o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação dos trabalhos levarão em consideração os seguintes aspectos: efetividade, inovação, impactos social e ambiental, potencial de difusão, sustentabilidade, adesão social e aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Para as categorias de Comunicação, o critério de sustentabilidade não será aplicável.

A Comissão Julgadora selecionará três iniciativas finalistas e a vencedora de cada uma das 10 categorias. Os finalistas serão conhecidos em 19 de outubro de 2023 e os vencedores anunciados em solenidade de premiação, prevista para novembro de 2023, em data e local a serem definidos.

As inscrições devem ser realizadas totalmente pelo hotsite do Prêmio ANA e não serão aceitos materiais em meio físico, já que a ANA adota uma política de papel zero. Cada participante pode inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros, desde que acompanhados de declaração assinada pelo indicado, concordando com a indicação e com o regulamento da premiação.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar