Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Tablets não servem para educação, diz Bill Gates

Para fundador da Microsoft, os aparelhos nunca funcionarão na sala de aula, por não possuírem teclado.

Você soube dessa? O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, acha que os tablets não atendem às necessidades da educação. Em vez disso, ele sugere que um PC de baixo custo seja uma solução melhor, pois permitiria que os alunos fossem “altamente interativos”.

Em entrevista à jornalista Karen Haslam, da Macworld/UK, Gates foi perguntado sobre quais mudanças seriam necessárias para os tablets fazerem a diferença na educação. Em sua resposta, Gates disse: “apenas dê dispositivos às pessoas, isso tem um histórico terrível.” A dificuldade com tablets é que “você realmente tem que mudar o currículo e o professor.”

Ele acrescenta: “isso nunca vai funcionar em um dispositivo onde você não tem uma entrada para teclado. Quero dizer, os alunos não estão lá apenas para ler as coisas – eles deveriam realmente ser capazes de escrever e comunicar”.

Esse argumento faz mais sentido quando se discute um Kindle ou um leitor de e-book similar, mas não parece levar em consideração a disponibilidade de aplicativos para tablets que oferecem ao usuário muito mais do que a oportunidade de ler.

Mas Gates acredita que o PC é o melhor exemplo de uma ferramenta interativa. Ele diz: “Isto é muito mais do reino do PC, e que será um PC de baixo custo que lhes permite ser altamente interativos”. No entanto, o fator limitante não é tanto o dispositivo quanto o preço do acesso à internet, Gates sugere: “seria interessante ter políticas especiais que permitissem às pessoas ter acesso a isso.”

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Josefina
Josefina
11 anos atrás

Estou espantada com a opinião do sr. Bill Gattes. Talvez, na intenção de atacar a invenção de Steve Jobs, criador do iPad, ele mostrou preconceito e desconhecimento da ferramenta tablet. O tablet esta revolucionando a interação homem maquina, a medida que permite a interação direta em tela, sem teclado e mouse. Ainda são caros e não estão acessíveis para todos, mas com certeza, usado de forma correta e contextualizada é e será um gde apoio ao educador e aluno. Tomo como exemplo minha mãe, uma sra de 78 anos, minimamente alfabetizada , com artrite nas mãos, o que a impede de teclar as letras no teclado, mas no tablet ela consegue digitar, ler e até jogar alguns games, pois não precisa dos movimentos de fechar e abrir a mão para mouse e teclado.

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar