Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Presente do futuro

Produzir seus próprios produtos, como copos, lápis e pratos. Todos eles com a sua cara. Cena do desenho animado da família Os Jetsons? Não, não. Aqui não tem nada de ficção. É a realidade que está por trás do conceito da FabLab, uma espécie de pequena oficina que possibilita a fabricação de objetos digitais. Um ambiente pensado para estimular a inovação, com laboratórios de fabricação digital voltados, principalmente, para a prototipagem. Essas FabLab já se espalham por algumas cidades ao redor do mundo. Calcula-se que existem hoje cerca de 200 laboratórios. Acesse o mapa e veja onde elas estão.

Ainda neste mês de novembro, mais uma FabLab será inaugurada. Desta vez, no Senai, no Centro de Tecnologia Senai Automação e Simulação, em Benfica. É a primeira vez que uma instituição de educação profissional  brasileira adota o conceito da FabLab.

No Centro, os estudantes são estimulados a desenvolver todo o processo produtivo para construção de soluções para a indústria – da ideia ao protótipo, passando por todas as etapas até chegar a avaliação do resultado –, sem contar o conhecimento adquirido para a elaboração da documentação técnica dos projetos. No Senai FabLab, os estudantes terão acesso a softwares e equipamentos como a impressora 3D, as máquinas de corte a laser e os kits Arduino, para montagem de circuitos eletrônicos.

Visite o site do projeto

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar