Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Participação de avós em educação beneficia crianças

No dia 26 de julho, comemora-se o dia dos avós. Avós que vêm ganhando cada vez mais importância no cotidiano das famílias e mais do que isso: na educação das crianças. Estudo realizado por cientistas da Universidade de Oxford, na Inglaterra, afirma que as crianças crescem mais felizes quando os avós desempenham um papel importante em sua educação. Os pesquisadores acompanharam mais de 1,5 mil crianças e adolescentes, de 11 a 16 anos, cujos avós substituíam os pais na realização de algumas tarefas diárias.

Ann Buchannan, coordenadora do estudo, afirma que a proximidade entre netos e avós é benéfica para as crianças e cada vez mais comum diante da atribulada rotina de trabalho dos pais. “O que foi especialmente interessante foi identificar a ligação entre a presença dos avós e o bem-estar das crianças. E só a proximidade não basta. Apenas os avós que participaram de verdade da educação é que provocaram um impacto positivo em seus netos”, destacou a pesquisadora.

De acordo com o levantamento, além de facilitar a educação, os avós também são importantes à medida que ajudam a superar as dificuldades do dia a dia das crianças, como implicância de colegas da escola e o divórcio dos pais.

“Em épocas de separações dos pais muitos avós desempenharam um papel importante ao trazer conforto aos netos e estabilidade a toda família”, disse Eirini Flouri, do Instituto de Educação de Londres, que participou do estudo. De acordo com o trabalho, quase um terço das avós maternas tomam conta dos netos regularmente na Grã-Bretanha e quatro em cada 10 o fazem esporadicamente.

Fonte BBC

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar