Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

A TV pelo olhar de quem vê

  

No dia 18 de setembro de 2010, a tevê brasileira completou 60 anos. Para comemorar a data, o programa Salto para o Futuro, da TV Escola, produziu uma série de cinco programas sobre o tema. Sob a consultoria da professora Rosália Duarte, da PUC-Rio, a série teve como proposta analisar e discutir o lugar ocupado pela televisão na vida cotidiana, tendo em vista que esta é a mídia mais utilizada pela maioria da população brasileira. A tevê integra o cotidiano de milhões de pessoas, atravessa a formação e a prática profissional, é parte da vida política e é presença importante nas relações familiares.

A questão foi abordada privilegiando o ponto de vista dos espectadores. Também se buscou analisar as contribuições que a tevê oferece e que pode vir a oferecer à educação em geral e à escola em particular. Além dos programas de TV, a produção do programa também disponibilizou textos sobre o assunto: TV e vida cotidiana; A emergência do espectador; e As crianças e a TV.

“O cenário atual – em que a TV no Brasil faz 60 anos e em que a TV digital abre novas possibilidades de interação – mostra-se pro¬pício às reflexões propostas tanto nos tex¬tos como nas reportagens e entrevistas dos programas. É preciso também considerar as novas possibilidades de se ver e fazer TV que surgem com a crescente integração de mídias (TV, computador, câmeras de vídeo e fotográficas, telefones celulares com câ¬meras acopladas). Nesse contexto, tanto a produção quanto a veiculação de programas podem ser feitas de forma mais democrá¬tica. Na escola, essa possibilidade sugere a importância de novas mediações, outras for¬mas de ensinar e aprender com a TV. Essa é a contribuição que pretendemos oferecer com esta série”, destaca Rosa Helena Mendonça, supervisora pedagógica do programa.

 Clique aqui e leia alguns textos sobre os temas da série

Confira, abaixo, os programas produzidos:

– TV e vida cotidiana
A emergência do telespectador
A criança e a tevê
Outros olhares sobre a TV e os espectadores
TV e espectadores em debate

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar