Profissional volta à escola pública e organiza, há três anos, ciclo de palestras sobre o mercado do audiovisual

Evento acontece na Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, da rede Faetec, localizada em São Cristóvão.

Produtor de Tecnologia da Globo, Leandro Silveira há três anos tem reservado seu tempo para organizar um evento anual na escola pública em que se formou 20 anos atrás. Ele foi aluno da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (Eteab), da rede Faetec, localizada em São Cristóvão, Zona Norte do Rio. Mais precisamente, foi estudante do curso de Produção de Áudio e Vídeo (PAV), que tem o objetivo de formar técnicos na área do audiovisual.

Em contato com professores da unidade, Leandro propôs uma série de palestras no qual reúne profissionais da TV Globo para dividir seus conhecimentos com os estudantes. A ideia deu certo, entrou para o calendário letivo da escola e vem se tornando uma semana de diálogo entre o mercado e os alunos da instituição. Trata-se de uma semana cheia de oportunidades, trocas e muito conhecimento compartilhado. Para Leandro, é uma forma de prestigiar a instituição, dar um retorno à escola pública e, principalmente, contribuir para a formação dos novos estudantes.

“Foi assim que aconteceu: ele fez contato conosco e nos disse da ideia, ou melhor, da necessidade, que ele estava tendo de, após alguns anos de formado, trabalhando na área audiovisual, já na TV Globo, contribuir, acredito até que o termo que ele usou foi retribuir através da experiência e do conhecimento que ele adquiriu. Na época, como nos dias atuais, ele se deu conta que muitos ex-alunos trabalhavam e trabalham na emissora em diversos setores. Nascia a Master Class: ex-alunos da Eteab, muitos do curso de PAV, que trabalham na TV Globo, se disporiam a vir à escola, de forma voluntária, por meio da curadoria do Leandro, para falar com os nossos alunos sobre temas atuais do mercado audiovisual, da comunicação e da tecnologia. Esse ano, entramos na 3ª edição e só temos que agradecer essa iniciativa do Leandro que representa, não somente, uma melhor capacitação ao corpo discente e docente da escola, como também inspira nossos alunos na trajetória profissional de cada um deles e inspira outros estudantes em outras escolas a fazerem o mesmo”, destaca o professor Adriano Barbosa, do curso de Produção de Áudio e Vídeo da Eteab.

Em entrevista à revistapontocom, Leandro conta como foi o processo de criação da proposta e o objetivo dos encontros.

revistapontocom – Como e quando surgiu a ideia da Master Class?
Leandro Silveira
– A proposta surgiu há uns três anos, quando fomos instigados pela Direção de Tecnologia da Globo a pensar como podemos e devemos, nós funcionários, irradiar a cultura Globo. Fazemos muitas ações internas, mas, depois que tinha feito uma palestra na Eteab, pensei que poderíamos levar a cultura Globo para outros espaços, outros ambientes situados na cidade, como a Eteab, outros colégios e ONGs que, na minha visão, são berços do audiovisual, estão aí há anos lutando para criar e crescer cada vez mais o número de profissionais da área para o mercado. Fiz essa proposta para o meu time e gerentes da época que compraram a ideia e me incentivaram. E a ideia nasceu e fomos lapidando. Desenhamos então juntos essa proposta e apresentei ao curso de PAV. Na Eteab, vamos para a nossa terceira edição.

revistapontocom – Qual é o objetivo dos encontros?
Leandro Silveira
– Nosso objetivo é fazer com que haja uma troca entre o mercado de trabalho e os alunos da instituição. A proposta é fazer com que esse networking cresça e as instituições se conheçam cada vez mais.

revistapontocom – Qual foi a importância da escola pública, da Eteab, em sua formação?
Leandro Silveira
– O curso técnico em Produção de Áudio e Vídeo da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch traz uma série de pontos positivos. Comparativamente com outros cursos técnicos ou de ensino superior, é um curso que ajuda bastante. A matriz curricular do curso de Produção de Áudio e Vídeo é bem completa e vai no detalhe.  A Eteab me deu uma base muito boa para começar bem no mercado de trabalho, isso foi essencial para o meu desenvolvimento. Há 20 anos, o mercado não estava pronto para o Adolpho Bloch. Eram poucas produtoras e empresas que viam o curso da Eteab como um curso formador. Hoje, a realidade é outra. Encontramos estudantes que se formaram na Eteab na Globo e em qualquer lugar.

revistapontocom – O que esperar da 3ª edição do Master Class?
Leandro Silveira –
Temos diversos assuntos. Temos Alcemir Vieira, que foi da minha turma da Eteab, que vai falar sobre VFX. A Camille Ramos que vai dar uma palestra sobre Produção Musical e Dramaturgia. Fernando Mendonça com a questão da IA aplicada em edição. Rodrigo Gambino vai conversar sobre show ao vivo. E muito mais. E logo no início teremos o RH da Globo, com Igor Aiade e Ana Dinis, falando sobre como a empresa se estrutura e funciona, bem como divulgando o programa de estágio que está, inclusive, com inscrições abertas. Espero que os alunos estejam ávidos por conhecimento, pela troca de informação. É muito importante para a gente que organiza, pois a produção dessa masters classes exige muito trabalho. Conciliar a agenda dos profissionais com a semana, com o horário da escola. Mas o esforço vale a pena. É sempre muito legal estar junto com esses jovens.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

5 1 voto
Avaliação
Inscrever-se
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar