No dia 4 de dezembro, das 9 às 12 horas, a equipe do projeto Desenhar com o Planeta: Conectando Zonas Ribeirinhas de Luta estará no Rio de Janeiro para promover uma caminhada ao longo do Rio Carioca. Inspirado na peça Cartas ao Rio: Escutas Tácticas, o evento contará com a leitura de cartas que foram escritas por ativistas de São Paulo, Berlim e Jacarta para o Rio Saracura, em São Paulo, em um exercício de (des)cobrir e (re)sentir o chão urbano.
“O Rio Carioca, um corpo d’água canalizado e impermeabilizado, é um elemento que molda a paisagem urbana dos bairros Cosme Velho, Laranjeiras, Catete e Flamengo e que deságua na Baía de Guanabara, arquivando histórias de colonialismo, imperialismo e toxicidade, bem como histórias e presentes de resistência. Faremos paradas em pontos que arquivam histórias de ocupação e de comunidade, de pessoas e mercadorias passageiras, de ressurgimento e resistência elementares, e convidaremos os participantes a compartilharem suas histórias e táticas de leitura de sedimentos e a se juntarem ao nosso esforço de construir solidariedades ribeirinhas”, explica Laura Kemmer, professora da USP e uma das organizadoras do encontro.
As cartas serão lidas por Vanessa Chacur Politano, Michel Zalis, Lucio Teles, Rosseline Tavares, Neide, do Quilombo Caçandoca, Azri Pessoa e Nina Mariano. Os documentos foram escritos durante a oficina “De-Saracura”, organizada por Ana Luiza Nobre e David Sperling. O evento é co-produzido pela Cátedra Martius em colaboração com o Goethe Institut São Paulo (@goetheinstitut_saopaulo ). A idealização é de Laura Kemmer. Tradução: Azri Pessoa. Narração: Debora Pill. Roteiro e edição: Claudia Rocha. Desenho de som, mixagem e masterização: Dudu Tsuda. A peça Cartas ao Rio: Escutas Tácticas contou com o financiamento da South Designs Initiative (Swiss National Science Foundation) e do Goethe-Institut São Paulo.
O ponto de encontro será realizado o Largo do Boticário. O evento, que integra a programação do Campus Antropoceno América Latina, é gratuito, mas é necessária a inscrição no link abaixo.