Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Inscrições para documentário

Do Jornal da Intercom

Estudantes de pós-graduação, regularmente matriculados, poderão enviar, para o Núcleo de Audiovisual e Documentário do CPDOC (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil), propostas de realização de documentários de curta-metragem (até 15 minutos) que explorem a temática “Golpes e Revoluções na História”, tendo como ponto de partida o acervo fotográfico dos arquivos pessoais do CPDOC integralmente digitalizado e disponível para consulta.

O acervo do CPDOC reúne duas centenas de arquivos de homens públicos de atuação destacada no cenário nacional, além de alguns poucos arquivos de partidos políticos, que constituem preciosas fontes para pesquisadores nacionais e estrangeiros interessados na história contemporânea brasileira e área

Os alunos participarão de palestras com professores, técnicos e documentaristas e terão acesso à sala de consulta do CPDOC, onde serão orientados na pesquisa de documentos textuais (manuscritos e impressos), audiovisuais (fotografias, charges, caricaturas e vídeos) e entrevistas de história oral que poderão ser utilizados para complementar a proposta inicial do documentário.

Os interessados devem encaminhar um anteprojeto até o dia 28 de agosto. Doze candidatos serão chamados para participar da oficina que terá duração de quatro dias, entre 27 e 30 de setembro, na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Após a oficina, uma comissão irá selecionar quatro roteiros de documentários.

Confira o edital completo

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar