Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Inscrições abertas

Terminam no dia 29 deste mês as inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA). A competição é voltada para professores e estudantes dos ensinos Fundamental (a partir do 6º ano) e Médio, que poderão inscrever trabalhos nas três modalidades da Olimpíada: Projeto de Ciências, Produção de Texto e Produção Audiovisual. Iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a OBSMA tem como objetivo incentivar a realização de projetos pedagógicos que visem a melhoria das condições de vida e saúde da população brasileira, bem como a preservação ambiental por meio de ações educativas relacionadas ao desenvolvimento sustentável e uso dos recursos naturais.

Acesse o site oficial da Olimpíada.

A Olimpíada está organizada em seis coordenações regionais, sendo a do Norte formada pelos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, que tem como coordenadora a tecnologista em Saúde Pública do ILMD/Fiocruz Amazônia, Rita Bacuri. A premiação está dividida em duas modalidades (ensino Fundamental e Médio) e nas três categorias da Olimpíada.

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) é responsável pela coordenação nacional do evento e disponibiliza diversos canais de comunicação com o público, que pode obter informações na página das olimpíadas no facebook, pelo e-mail [email protected], no twitter ou pelos telefones (21) 3865-9740 / 3865-9738 / 2560-8259.

Inscrições

A inscrição dos trabalhos é gratuita, realizada a partir do preenchimento de um formulário eletrônico disponível no site da Olimpíada e do envio do material original, pelos Correios, para a coordenação regional do evento.

A sede da coordenação Norte fica no Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia) e os contatos são (92) 3621 2323 e [email protected]. A coordenação da regional Centro-Oeste está situada na Fiocruz Brasília e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3329-4522 ou pelo e-mail [email protected]. Minas Gerais e a Região Sul são coordenados pelo Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz Minas). A unidade disponibiliza o e-mail [email protected] e o telefone: (31) 3349-7872 para dúvidas e informações.

Na regional Nordeste 1 (CE, MA, PB, PE, PI, RN) as ações são coordenadas pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco) e informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (81) 2101-2667. Para entrar em contato com o Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia), unidade coordenadora da regional 2, basta escrever para [email protected] / [email protected] ou telefonar para (71) 3176-2236. Nos outros estados do Sudeste, a coordenação está a cargo da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, que disponibiliza os telefones (21) 2560-8259 | 3865-9741 | 3865-9738 e o e-mail: [email protected] para mais informações.

Sobre os projetos

O trabalho dever ser original, inédito, abordar temas sobre saúde e meio ambiente e ter sido realizado no período de 2015 a 2016. Os professores e estudantes podem se inscrever em três categorias: Produção Audiovisual (vídeos de até 10 minutos desenvolvidos por um grupo de alunos, turma ou escola); Produção Textual (trabalhos textuais individuais ou coletivos, com tema livre, de até 10 páginas, podendo ser ilustrado, com uso de qualquer forma ou estilo literário existente); e Projeto de Ciências (trabalhos coletivos que busquem tornar interessante, dinâmico e inovador o processo de ensino-aprendizagem das diversas disciplinas dos ensinos Fundamental e Médio).

A avaliação dos trabalhos será dividida em duas etapas: regional e nacional. Os premiados nas etapas regionais concorrerão à etapa nacional. A premiação será definida pelo Conselho Nacional da Olimpíada/Fiocruz e divulgada posteriormente.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar