Aplicativo ajuda na busca da saúde mental

Sabe-se que os indivíduos reagem de maneiras diversas a situações de grande estresse. E com a pandemia da Covid-19 não foi e não é diferente. Todas as medidas que foram e ainda continuam sendo implementadas repercutem na saúde mental da população, possibilitando, inclusive, o aumento da ansiedade e depressão.

Diante desse cenário, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu o aplicativo COMVC, criado, inicialmente, com o objetivo de promover o cuidado da saúde mental dos colaboradores do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, através de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento das reações ao estresse e a outros transtornos mentais.

Pensando nos impactos da pandemia na comunidade escolar, a Faculdade de Medicina da USP disponibilizou o aplicativo COMVC também aos professores, como um Equipamento de Proteção Individual (EPI) de apoio a saúde mental.

O aplicativo é gratuito e, a partir da avaliação de saúde mental, o professor recebe texto e vídeos psicoeducativos e, caso apresente um quadro clínico que necessite de suporte, é referenciado para o TelePSI, que oferece teleconsulta psicológica e psiquiátrica de segunda a sexta, das 8h às 20h.

O aplicativo está disponível para download para Android e iOS.

O COMVC oferece:

– Vídeos educativos sobre saúde mental, como depressão, ansiedade, estresse, burnout, raiva, meditação, relaxamento, mudanças de hábitos, alimentação, resolução de problemas;
– Monitoramento de saúde mental focado em humor, ansiedade, burnout e sono;
– Recomendações de vídeos baseadas nas avaliações de saúde mental;
– Gráficos personalizados e de fácil interpretação para que você possa melhorar o autoconhecimento, sabendo exatamente como está sua saúde mental.

Categorias

Arquivos

Tags